PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção/Oficial: Antigo armazém da CP vai ser preservado – PS não se opõe

2 Agosto, 2018 - 07:17

415

0

A maioria social-democrata garante que o antigo armazém da CP vai ser mantido durante a intervenção na envolvente da antiga estação dos caminhos-de-ferro. No entanto, de acordo com o vereador […]

A maioria social-democrata garante que o antigo armazém da CP vai ser mantido durante a intervenção na envolvente da antiga estação dos caminhos-de-ferro. No entanto, de acordo com o vereador responsável pelo pelouro, Duarte Amoedo, as obras nesta área só deverão arrancar em 2020 devido à prioridade das intervenções em várias artérias do centro histórico da vila que deverão arrancar no final do próximo mês de setembro. “Já tivemos algumas conversações com o arquiteto e esse espaço poderá, por exemplo, ser transformado num edifício de âmbito cultural”, gizou o autarca à Rádio Vale do Minho.

Recorde-se que esta intervenção, denominada Projeto de Requalificação Urbanística da Avenida D. Afonso III, surgiu há dois anos tendo despoletado aceso debate entre as duas maiores forças políticas do concelho. Na altura, os socialistas estavam ao leme da Câmara Municipal. Apresentaram duas propostas – a A e a B. A primeira apresentava uma forma mais aberta de chegar a Monção, que privilegiava a vista para a muralha. Conseguia dissimular toda a zona de estacionamento com um enquadramento arbóreo, havendo uma sequência de percurso até ao centro histórico. Esta solução obrigaria à retirada do antigo armazém da CP. Já a solução B mantinha todo o conjunto edificado pela CP, obrigando a que o estacionamento seja junto ao arruamento. Seria criada uma praça entre o edifício da estação e o edifício do armazém, sendo feita aí a passagem para uma segunda rotunda já no centro histórico. Seria uma passagem mais dissimulada.
A alternativa B era na altura a que mais agrada aos sociais-democratas, mas o PSD considerava que ainda não era a ideal. A vereação ‘laranja’ não só defendia o aproveitamento do cais da estação para eventos de variadas índoles como apelou a uma alternativa C, com mais lugares de estacionamento.

Essa terceira alternativa viria a ser encontrada pelo próprio PSD no trabalho de um jovem arquiteto de Monção. Em maio desse mesmo ano, João Miguel Felgueiras apresentou soluções para uma profunda requalificação de todo o casco histórico da vila.
O trabalho, que foi tese de Mestrado, aborda os principais espaços públicos do concelho: Largo do Souto, Largo da Estação, Praça da República, Praça Deu-la-Deu e Parque das Caldas. No largo da Estação, para além da manutenção de todo o património edificado pela CP, o arquiteto sugere a construção de um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 300 viaturas. “Se esse espaço for pensado em duas plataformas, até pode passar para o dobro”, apontou na altura João Miguel Felgueiras à Rádio Vale do Minho.

 

Socialistas não se opõem à manutenção do antigo armazém

 

Convidado a comentar a determinação do PSD em manter o antigo armazém da CP, o vereador socialista Augusto Domingues lembrou que “se for esta a vontade, teremos de acatá-la. Temos de respeitar a maioria”. “Nem vale a pena grande discussão! Eles são quatro e nós somos três”, apontou o antigo presidente de Câmara que sublinhou não ficar desagradado se aquele edifício for mantido. “No final do mandato eu já aceitava as várias possibilidades, excepto a deslocação do antigo armazém. Isso seria menos exequível! Mas ficar ou sair eram hipóteses que eu já tinha acatado”, recordou Augusto Domingues à Rádio Vale do Minho.

 

Recorde aqui os vídeos apresentados com as propostas A e B para a zona envolvente da Estação:

 

 

PUB

Últimas