“O meu avô já me falava muito nesta festa quando eu era criança. Segui-lhe os passos e agora estou cá sempre”. As palavras são de José Pedro Fernandes, a residir no Porto mas com raízes em Melgaço.
Com 26 anos, já perdeu a conta às vezes que veio à Festa do Alvarinho e do Fumeiro.
“Quando era mais pequeno vinha com a minha família. Não bebia, óbvio. Depois começei a vir com os meus amigos e aí já começou a ser diferente”, disse com uma gargalhada.
“Esta festa é fantástica. Do melhor que se faz no Alto Minho. Preserva muito a tradição, o valor do vinho Alvarinho e está cada vez melhor”, acrescentou.
Em sintonia, Ana Guedes – amiga de José Pedro – também não poupou elogios.
“Sou do Porto e é a primeira vez que cá venho. Estou a gostar imenso. Lá em baixo não há muito disto. É bonito ver estas festas onde as pessoas não só mostram o que de melhor têm, como também mostram ao País que há muito mais que faz mover a nossa economia”, referiu.
Entetanto, a tenda mostrava-se bem composta. Não faltaram brindes e sorrisos por todo o lado.
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
No palco, quem mandava eram os Grupo America, de Vigo. De forma irrepreensível, interpretaram temas de bandas norte-americanas e inglesas dos anos 70, 80 e 90.
A multidão cantava alto e bom som. Até a geração de 2000 em diante sabia as letras de cor e salteado.
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
Penúltima festa de Batista e… Who Wants to Live Forever
De sorriso no rosto, o Presidente da Câmara de Melgaço mostrava-se muito satisfeito com aquela grande afluência, apesar da chuva que caía no exterior.
“Tem sido uma felicidade enorme estar ao longo de todos estes anos na realização da Festa do Alvarinho e ter criado, também, a Festa do Espumante. Eventos que se tornaram de referência na área do turismo”, referiu Manoel Batista.
A pouco mais de um ano das eleições autárquicas, vale referir que esta será a penúltima Festa do Alvarinho de Manoel Batista nas funções de Presidente da Câmara.
“Ter criado a Festa do Espumante e ter alavancado esta Festa do Alvarinho é um orgulho muito grande. São momentos únicos nos territórios e que posicionam Melgaço, Monção, os nossos produtores num nível muito grande”, disse.
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
Entretanto, ironicamente, a banda em palco tocava nesse momento o tema Who Wants to Live Forever, dos Queen.
Não conseguimos conter a gargalhada. Manoel Batista também não.
“Não sou homem de saudades. Nunca fui. Já passei por muitas coisas. Já fiz muita coisa. Nunca fui de sair e ficar com saudades. Quando saio, já estou a pensar em qualquer outra coisa para fazer. Mais do que olhar para o passado, é sentir orgulho no trabalho feito e pensar no futuro e em novos desafios”, concluiu.
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
Sobre esta edição da Festa do Alvarinho
A 30ª edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço vai prolongar-se até domingo, no Largo do Mercado Municipal.
No certame estão presentes 29 produtores de alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço e 16 produtores de produtos locais / inovadores.
Com uma área de 3.800m2, o certame apresentará ainda espaços específicos para a restauração (com capacidade para cerca de 480 pessoas sentadas).
O que ainda pode ver e ouvir:
SÁBADO | 27 DE ABRIL
10H00 – ABERTURA AO PÚBLICO / DEGUSTAÇÃO E VENDA DOS PRODUTOS LOCAIS
11H30 – PROVA COMENTADA “MONÇÃO E MELGAÇO: UM TERROIR ÚNICO” | APA (ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES DE ALVARINHO DA SUB-REGIÃO DE MONÇÃO E MELGAÇO)
15H00 – PROVA COMENTADA “UMA CASTA. VÁRIOS ESTILOS DE VINHO” | BEATRIZ MACHADO, Niepoort
16H00 – ANIMAÇÃO MUSICAL | CHARANGA CAMISAS NEGRAS
17H30 – SHOWCOOKING E HARMONIZAÇÃO | CHEFE HÉLIO LOUREIRO
18H30 – ANIMAÇÃO MUSICAL | CHARANGA CAMISAS NEGRAS
22H30 – ESPETÁCULO FOREVER 80´S | BERTO BOSS
4H00 – ENCERRAMENTO
DOMINGO | 28 DE ABRIL
10H00 – ABERTURA AO PÚBLICO / DEGUSTAÇÃO E VENDA DOS PRODUTOS LOCAIS
11H30 – PROVA COMENTADA “ENTENDER AS DIFERENTES EXPRESSÕES DO ALVARINHO, SEM DESCREVER AROMAS NEM DAR NOTAS” | MANUEL MALFEITO, Instituto Superior de Agronomia de Lisboa
15H00 – ANIMAÇÃO MUSICAL | QUIM BARREIROS
16H30 – SHOWCOOKING E HARMONIZAÇÃO | CHEFE DAVID COUÑAGO FREIRE
17H30 – ENCONTRO DE GRUPOS FOLCLÓRICOS (Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Melgaço, Danças e Cantares Castrejos, Grupo Danças e Cantares de Mazedo e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Tramagal)
20H00 – ENCERRAMENTO
Comentários: 0
0
0