Portugueses e galegos juntaram-se numa enorme onda de folia e gargalhadas durante a tarde deste sábado, em mais uma edição do Cortejo do Entrudo de Melgaço.
Uma tradição carnavalesca que contou não só com a participação das coletividades do concelho mas também com participantes do lado de lá do Rio Minho.
Dos farrangalheiros e povos celtas, passando pelo contrabando, lendas, até à pastorícia, vários costumes locais foram representados com criatividade, engenho e humor neste desfile.
Porém, da outra margem, os galegos trouxeram toneladas de boa disposição. Na frente do desfile, logo atrás dos farrangalheiros, seguiam os mascarados da Asociación cultural-etnográfica Felos e Madamas, vindos do concelho de Esgos.
Com as suas bengalas interagiam com as dezenas de pessoas a assistir nas bermas e roubavam sorrisos a gente de todas as idades.
Também da Galiza, mas com participantes portugueses, surgiu um dos maiores destaques neste cortejo: o ‘Papa‘, no seu papamobile, acompanhado por freiras e sacerdotes.
De copo de Alvarinho na mão, o ‘Sumo Pontíficie‘ saudava a população que não se continha. As gargalhadas foram inevitáveis.
Veja as fotos [Rádio Vale do Minho]
Visivelmente satisfeito, o Presidente da Câmara de Melgaço enalteceu esta participação muito feliz por parte dos irmãos galegos.
“Um cortejo muito animado… com bastante gente e com a presença dos nossos vizinhos galegos que gostam muito de estar connosco neste e noutros momentos”, destacou Manoel Batista à Rádio Vale do Minho.
“Correu muito bem! Foi um sucesso! De ano para ano temos vindo a fazer mais e melhor”, acrescentou o autarca em tom orgulhoso.
Os festejos do Carnaval em Melgaço prossegue este sábado à noite com a grande festa no Largo Hermenegildo Solheiro. Haverá prémios para as melhores máscaras.
Comentários: 0
0
1