PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Vereadora da Educação revela principais inovações no próximo ano letivo

9 Maio, 2018 - 02:06

283

0

A vereadora da Educação na Câmara de Monção anunciou, aos microfones da Rádio Vale do Minho, as novas medidas que irão marcar a abertura do próximo ano letivo. Recorde-se que […]

A vereadora da Educação na Câmara de Monção anunciou, aos microfones da Rádio Vale do Minho, as novas medidas que irão marcar a abertura do próximo ano letivo. Recorde-se que esta terça-feira, a autarquia garantiu que o transporte escolar no próximo ano letivo (2018/2019) vai ser gratuito para todos os alunos do concelho de Monção que frequentam o ensino público. Só que as mudanças não ficam por aqui. “Este ano assumimos o compromisso de oferecer os livros de fichas de trabalho ao 1º Ciclo, dado que o Ministério da Educação já assumiu a distribuição gratuita dos manuais escolares”, avançou Natália Rocha. Caso o Governo não alargue a oferta dos manuais escolares ao 5º e 6º anos [2º Ciclo] “nós, autarquia, iremos garantir quer os manuais escolares, quer as fichas de trabalho”.

Questionada sobre a hipótese de o Governo alargar a oferta tanto de manuais escolares como livros de fichas até ao 2º Ciclo, Natália Rocha assegurou que a Câmara de Monção dará sempre um passo à frente. “Nesse caso iremos abranger o nível seguinte, que será o 3º Ciclo”, afirmou a vereadora à Rádio Vale do Minho.

 

 

Com esta medida, o Executivo Municipal abre uma página histórica em toda a governação autárquica na Câmara de Monção. Será a primeira vez que a autarquia vai ultrapassar as ‘fronteiras’ do 1º Ciclo na oferta de manuais escolares e fichas de trabalho. Mais um compromisso que, recorde-se, foi deixado pelo atual presidente da Câmara no dia em que se apresentou publicamente como candidato pelo PSD nas autárquicas do ano passado. No campo da Governação Autárquica, António Barbosa garantiu que iria acabar com o fundo de maneio existente na Câmara de Monção. E acabou mesmo. Assumiu na altura a promessa de uma Câmara a oferecer os livros escolares até ao 2º ciclo. Fez as contas e explicou onde vai buscar o dinheiro. “Ao fundo de maneio que a nossa Câmara [PS] continua a autorizar ao fim destes quatro anos”, disparou nessa cerimónia.

 

 

Mas, revelou ainda Natália Rocha à Rádio Vale do Minho, as inovações na Educação vão até começar antes do início do próximo ano letivo. “Vamos, pela primeira vez, criar atividades de Verão para as crianças do ensino pré-escolar. Vão desenrolar-se entre 25 de junho e 15 de julho no Centro Escolar e na Escola Básica de Vale do Mouro, em Tangil”, adiantou a autarca social-democrata. “São atividades que pretendem também dar apoio às famílias. As crianças terão todo o apoio do Município em termos de transporte e serão acompanhadas por técnicos especializados nas diferentes atividades”, acrescentou.

Sobre o já anunciado transporte escolar gratuito para todos os alunos do concelho no próximo ano letivo, Natália Rocha não deixou dúvidas. Será assim mesmo. Gratuito. “É mais uma medida de apoio às famílias, dado que diminui as despesas com a Educação e permite a igualdade de oportunidades para todos”, realçou a autarca. “No ato da matrícula, o aluno/Encarregado de Educação terá apenas de solicitar o transporte escolar no ato da matrícula”, explicou. Em cima da mesa, gizou Natália Rocha, poderá estar a criação de um passe gratuito no sentido de atestar este direito do respetivo aluno.

 

 

Natália Rocha: “[O transporte escolar gratuito] é mais uma medida de apoio às famílias, dado que diminui as despesas com a Educação e permite a igualdade de oportunidades para todos”

 

Esta medida vai abranger cerca de 1800 alunos de todos os patamares de ensino, desde o pré-escolar ao 12º ano de escolaridade.

A gratuitidade nos transportes escolares insere-se na estratégia municipal de reforçar a imagem de Monção como um município solidário e inclusivo. Neste capítulo, os alunos com escalão A e B dispõem de apoio na aquisição de livros, material escolar, alimentação e prolongamento de horário.

Referência ainda para o Banco Municipal de Livros Escolares, projeto do Banco Local de Voluntariado de Monção, e o programa Incentivos à Formação de Quadros Médios e Superiores – João Verde, o qual tem como finalidade atribuir um incentivo económico a alunos oriundos de agregados familiares desfavorecidos.

Os alunos monçanenses frequentam atualmente sete equipamentos escolares públicos: Jardim-de-infância de Cortes, Centro Escolar Prof. José Pinheiro Gonçalves, Centro Escolar de Mazedo, EB1 de Pias, EBI de Tangil, E.B. 2.3 Deu-la-Deu Martins, e Escola Secundária de Monção.

 

 

 

Últimas