PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção parou para inaugurar a ponte – Foi há 28 anos

29 Março, 2023 - 12:49

2584

1

Ponte demorou quatro anos a ser construída.

Demorou quatro anos a ser construída. Mais tempo do que a ponte centenária de Valença (dois anos).

 

A primeira pedra foi lançada em Abril de 1991. Foi inaugurada a 29 de março de 1995.

 

“Essa obra foi um processo muito penoso. Muito difícil”, contou Armindo Ponte à Rádio Vale do Minho que, à data da inauguração, era o presidente da Câmara de Monção.

 

“Depois de ser lançada a primeira pedra, foi construída meia ponte… a metade portuguesa. Entretanto surgiram alguns contratempos com a empresa construtora e foi necessário fazer a suspensão da empreitada”. Teve então de ser lançado um novo concurso para ser concluída a parte galega.

 

 

A Ponte Internacional Monção/Salvaterra de Miño com a metade portuguesa já concluída

[Fotografia: Fernando Guedes/Grupo FB Amigos de Monção]

 

 

Entre avanços e recuos, a obra total ficou concluída.

 

 

Multidão a perder de vista

Aquela quarta-feira amanheceu cheia de sol. Tinha chegado finalmente o grande dia. O Município decretou tolerância de ponto para que todos pudessem estar presentes numa cerimónia que se adivinhava memorável.

 

De ambas as margens do rio Minho, juntaram-se em cima da ponte milhares de pessoas. Do lado português, esperava-se o Ministro das Obras Públicas, Ferreira do Amaral, que iria presidir ao ato solene.

 

O governante chegou e foi recebido com pompa e circunstância. A banda tocava…. as pessoas aplaudiam e pelo meio ainda houve alguns apupos. Pedia-se uma Escola Secundária com melhores condições.

 

Entre os ilustres que subiram ao palco, estava todo o Executivo Municipal de Monção.

 

 

Belmira Campos e o vereador Antonino Barbosa, pais do atual Presidente da Câmara, António Barbosa, [primeiros a contar da esquerda] na cerimónia de inauguração da ponte internacional Monção/Salvaterra de Miño

 

 

Mais quarto de século depois, Ponte entre Monção e Salvaterra de Miño assume importância comercial elevada

 

 

De Ponte Internacional para Ponte João Verde/Amador Saavedra

A 29 de março de 2015, data em que celebrou 20 anos de existência, as autarquias de ambas as margens decidiram batizar esta estrutura de Ponte João Verde/Amador Saavedra. Uma homenagem aos dois maiores poetas de ambos os municípios.

 

No sentido de fortalecer, ainda mais, o relacionamento entre os dois municípios ribeirinhos, foi inaugurada, no dia 1 de maio de 2017, a sede da Eurocidade Monção/Salvaterra de Miño, no lugar da Lodeira, ocupando um dos edifícios da antiga alfândega.

 

Desde então, decorre, anualmente, a Semana da Eurocidade, proporcionando momentos culturais, recreativos e desportivos às populações de ambos concelhos irmanados pela amizade e fraternidade, partindo de um elo comum – o Rio Minho.

 

 

Veja a nossa galeria de fotos do dia da inauguração da Ponte Internacional Monção/Salvaterra de Miño [Fotografias: Arquivo]

 

 

 

[Fotografias capa: Foto Aliança]

Tópicos:

#Efeméride

Últimas