PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Centro de Hemodiálise começa a funcionar na próxima sexta-feira

28 Outubro, 2019 - 15:38

322

0

PUB O Centro de Hemodiálise da Santa Casa da Misericórdia de Monção abre portas na próxima sexta-feira. A data foi avançada à Rádio Vale do Minho esta segunda-feira pelo Vice-Provedor […]

PUB

O Centro de Hemodiálise da Santa Casa da Misericórdia de Monção abre portas na próxima sexta-feira. A data foi avançada à Rádio Vale do Minho esta segunda-feira pelo Vice-Provedor da instituição, Armindo Ponte. Para trás ficam anos de progressões e recuos num sonho que, em poucos dias, será realidade.

O espaço foi inaugurado em julho do ano passado mas nunca chegou a abrir portas. Entre várias diligências feitas, e com as maiores forças políticas do concelho também a dar força, o final acabou por ser feliz. No princípio deste mês chegou a notícia da assinatura o contrato entre a ARS Norte e a empresa que irá executar o serviço de hemodiálise naquele centro. Estava feito. Faltava apenas a data para abertura de portas e essa foi escolhida com Fé: Dia de Todos os Santos.

“Que todos os Santos estejam connosco a ajudar-nos nesta caminhada que foi muito árdua. É uma grande alegria… no sentido em que estamos a falar de melhores condições para doentes com bastantes dificuldades”, disse Armindo Ponte à Rádio Vale do Minho.

Com capacidade para tratar 96 utentes por semana, o novo centro apresenta 16 postos disponíveis e irá funcionar em três turnos diários. “Para já iniciaremos com um ou dois turnos por dia. À medida que mais utentes forem surgindo iremos organizando”, adiantou o Vice-Provedor antevendo “cerca de duas dezenas” de futuros utentes naturais de Monção.

 

Mas quem é, afinal, o ‘pai’ da hemodiálise em Monção?

 

Tem-se discutido nos corredores políticos monçanenses sobre quem é, afinal, o ‘pai’ da hemodiálise no concelho. Recentemente, em reunião do Executivo Municipal, o vereador socialista Augusto Domingues afirmou que “o Dr. Paulo Esteves foi o pai da resolução do problema”.

O PSD, pela voz de António Barbosa, diz-se pouco preocupado com questões de paternidades.  “Quero é saber do dia em que vai estar aberta e que eu possa entrar lá e não ver somente a placa à porta com o meu nome mas sim um serviço à comunidade”, afirmou o presidente da Câmara na mesma sessão camarária.

Questionado sobre esta matéria, Armindo Ponte teve resposta pronta. “O pai da hemodiálise em Monção é o saudoso Provedor José Pinheiro Gonçalves. Foi dele que partiu esta iniciativa”, sublinhou o Vice-Provedor.

“Os primeiros documentos que aparecem na ARS Norte sobre esta matéria, datados de 2003, são assinados por este antigo Provedor que muito dignificou e engrandeceu a Santa Casa da Misericórdia de Monção”. “Todos os que lhe seguiram, não fizeram mais do que continuar a vontade dele. Portanto, ele é o grande pai que esteve na génese de todo este processo”. 

Falecido em 2007, aos 82 anos, José Pinheiro Gonçalves foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Monção durante mais de 30 anos. Atualmente dá nome aos Centros Infantil e Escolar de Monção.

 

PUB

Últimas