PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Santa Casa da Misericórdia já conta com serviço de hemodiálise

14 Julho, 2018 - 07:09

814

0

A Santa Casa da Misericórdia de Monção já conta com uma clínica de hemodiálise. A nova valência foi inaugurada esta sexta-feira e está pronta a entrar em funcionamento. Dia em […]

A Santa Casa da Misericórdia de Monção já conta com uma clínica de hemodiálise. A nova valência foi inaugurada esta sexta-feira e está pronta a entrar em funcionamento. Dia em que o provedor da instituição, Padre Agostinho Caldas Afonso, celebrou as bodas de diamante [60 anos] sacerdotais. A cerimónia contou com a presença de várias individualidades, entre elas o presidente da Câmara, António Barbosa, que – em declarações à Alto Minho Tv – disse esperar que este serviço entre em funcionamento o mais breve possível. “É uma clínica importantíssima não só para Monção mas para todo o Vale do Minho”, realçou.

O sonho da hemodiálise já durava há vários anos. Foi em 2014, também no mês de julho, que a instituição inaugurou os serviços de Radiologia/Imagiologia e Medicina Física e Reabilitação. Na altura, o vice-provedor da Santa Casa, Armindo Ponte, confessou a ambição de conseguir aquela valência. “Já existe o espaço para a hemodiálise. Não podemos dizer que iremos ter essa valência dentro de três ou quatro meses, porque isso demora o seu tempo. Só depois de vistorias completas é que tudo poderá estar em funcionar. Não podemos ter ilusões, mas há a esperança de conseguir esse nosso grande objectivo”. Quatro anos depois, a meta foi conseguida. À Alto Minho Tv, Armindo Ponte salientou que “a nossa satisfação está quando conseguimos prestar um bom serviço aos que dele necessitam. Vamos poder tratar 16 utentes em simultâneo”.

A Santa Casa da Misericórdia de Monção foi fundada em finais do século XVI. Sabe-se que foi criada dentro dos muros da praça velha e surgiu inicialmente como leprosaria. Com o recuo da doença e encontrando-se praticamente desactivada foi incorporada como Misericórdia. Durante a Guerra da Restauração (1640-1668), terá sido completamente destruída pelos castelhanos. Só em 1969, a Santa Casa terá sido reedificada.

 

[Imagem: Screen Alto Minho Tv]

 

PUB

Últimas