PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço/C. Laboreiro: Forte possibilidade de queda de neve no próximo fim-de-semana

1 Dezembro, 2020 - 15:59

492

0

PUB As previsões meteorológicas estão nesta altura a apontar fortes possibilidades de queda de neve nas terras mais altas de Ourense [na Galiza] e, muito possivelmente, de Melgaço – como é […]

PUB

As previsões meteorológicas estão nesta altura a apontar fortes possibilidades de queda de neve nas terras mais altas de Ourense [na Galiza] e, muito possivelmente, de Melgaço – como é o caso da vila de Castro Laboreiro – durante o próximo fim-de-semana.

De acordo com a meteorologia espanhola, o manto branco deverá começar a cobrir localidades galegas próximas de Castro Laboreiro a partir da manhã de sexta-feira, prolongando-se a queda de neve durante o dia de sábado com temperaturas máximas em 1ºC.

 

Meteorologia espanhola a prever neve em localidades próximas de Castro Laboreiro a partir de 6ª feira

Fonte: Eltiempo.es

 

 

Conhecido meteorologista de Castro Laboreiro também já alertou

 

Adílio Pereira, proprietário de um café em Castro Laboreiro, é conhecido pela sua paixão pela meteorologia. Previsões certeiras trouxeram-lhe fama e é seguido atentamente por centenas de pessoas nas redes sociais. Também ele já alertou recentemente que há fortes hipóteses de nevar naquela vila durante o próximo fim de semana. “Vão preparando os pneus de neve e cadeias possivelmente no fim de semana tenhamos alguma neve”, escreveu.

No entanto, Adílio Pereira – na resposta a um comentário – deixa sempre a hipótese de possíveis mudanças repentinas no estado do tempo e a neve poder nem sequer aparecer.

 

Adílio Pereira, entusiasta da meteorologia, a prever neve para o próximo fim-de-semana

 

 

Ano sem neve é ano de azar

 

“Diz-se aqui que quando não há neve, os meses seguintes vão ser maus”, contaram vários populares à Rádio Vale do Minho numa visita recente a Castro Laboreiro. Mito ou não, o que é certo é que já não neva nesta vila há mais de um ano. A última vez que a branquinha foi vista remonta a novembro do ano passado. E mesmo assim, sem nunca chegar a acumular-se nas grossas camadas a que habituou os moradores e os turistas.

Desde então, nunca mais nevou. Chegou fevereiro e a neve não aparecia. A população estranhava e o ambiente de preocupação começou a tomar conta da vila. 

“Claro que está atrasada. Noutros tempos nevava muito. Vi há pouco a meteorologia espanhola e não vai haver nada nos próximos dias. Isto prejudica-nos porque vem muita gente aqui”, disse na altura Adílio Pereira à Rádio Vale do Minho.

A neve nunca chegou. Aquilo que veio foi algo que já não era visto há mais de um século: uma pandemia. E a vila de Castro Laboreiro guarda na história traumas terríveis, não só causados pela pandemia de 1918 como também pela epidemia de tifo, ocorrida cinco anos antes da gripe pneumónica.

 

 

Mesmo que neve… circulação proibida entre concelhos

 

 

A queda de neve em Castro Laboreiro poderá ocorrer a partir de sexta-feira. No entanto, convém lembrar que nesse fim de semana, desde as 23h00 de sexta-feira e até às 23h59 do dia 8 de dezembro, será proibida a circulação entre concelhos. Uma medida imposta pelo Governo no âmbito da contenção da COVID-19.

Os visitantes que por estas alturas rumam a esta vila de Melgaço para contemplar a neve poderão ser, por isso, em número bastante mais reduzido.

O concelho de Melgaço apresenta nesta altura 156 casos confirmados de infeção pela COVID-19, sendo que 40 estão ativos. Há 103 casos recuperados e 13 óbitos registados.

 

[Fotografia: Arquivo / Rádio Vale do Minho]

 

PUB

Últimas