Já são conhecidos, oficialmente, os 26 países que vão a concurso na final da 68.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que acontece no sábado, em Malmö, na Suécia.
Letónia, Áustria, Países Baixos, Noruega, Israel, Grécia, Estónia, Suíça, Geórgia e Arménia apuraram-se na segunda semifinal do concurso, esta quinta-feira, completando o elenco que procurará tornar-se no próximo vencedor do mais popular festival de música da Europa.
Na segunda semifinal, que começou hoje às 21h00 locais (20h00 de Lisboa) competiam 16 canções, pelos últimos dez lugares disponíveis na final.
De fora da final ficaram hoje: Malta, Albânia, República Checa, Dinamarca, São Marino e Bélgica.
Na terça-feira, na primeira semifinal, já se tinham apurado Sérvia, Portugal, Eslovénia, Ucrânia, Lituânia, Finlândia, Chipre, Croácia, Irlanda e Luxemburgo.
Juntando-se aos ‘Big Five’ (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido) e ao país anfitrião, a Suécia, que passam diretamente à final.
A final está marcada para o próximo sábado, dia 11 de maio.
Por terem uma maior contribuição financeira para a União Europeia de Radiodifusão, desde 2000 que França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido têm garantida a passagem automática para a grande final do concurso.
Na grande final, a decisão está a cargo dos telespectadores e do júri do certame.
Este ano, a artista portuguesa iolanda vai representar o país com ‘Grito’, procurando repetir o feito alcançado por Salvador Sobral, em 2017, com ‘Amar pelos dois’, que levou Portugal a vencer o concurso pela primeira (e única) vez, até ao momento.
Comentários: 0
0
0