PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha
Destaques
Paredes de Coura
Valença
Vila Nova de Cerveira

COVID-19: Ir ao supermercado ou à mercearia é permitido aos fins de semana durante a tarde

9 Novembro, 2020 - 08:38

260

0

PUB Deslocações a mercearias, supermercados ou farmácias é uma das exceções na proibição de circulação na via pública nas tardes e noites dos próximos dois fins de semana, nos 121 […]

PUB

Deslocações a mercearias, supermercados ou farmácias é uma das exceções na proibição de circulação na via pública nas tardes e noites dos próximos dois fins de semana, nos 121 concelhos de maior risco de contágio pelo novo coronavírus, explica a SIC Notícias.

Segundo o decreto que regula a aplicação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República, que entra em vigor à meia-noite e foi esta noite publicado em Diário da República, são permitidas as “deslocações a mercearias e supermercados e outros estabelecimentos de venda de produtos alimentares e de higiene, para pessoas e animais”.

Nestes estabelecimentos, lê-se no diploma, “podem também ser adquiridos outros produtos que aí se encontrem disponíveis”.

Contudo, as deslocações admitidas, que são detalhadas em 13 alíneas do decreto, devem ser efetuadas “preferencialmente desacompanhadas e devem respeitar as recomendações e ordens determinadas pelas autoridades de saúde e pelas forças de segurança, designadamente as respeitantes às distâncias a observar entre as pessoas”.

Também é possível sair à rua para curtos passeios a pé e com animais de companhia, sozinho ou com membros do agregado familiar.

Quem necessite de sair de casa por motivos de saúde ou de força maior pode fazê-lo, desde que devidamente justificados.

Entre outras exceções estão também as saídas para trabalhar. Vai ser preciso declaração da entidade empregadora ou uma declaração própria caso seja trabalhador independente.

Forças de segurança e profissionais de saúde não precisam de justificação.

No Vale do Minho, os concelhos de Caminha, Valença, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura entraram no passado dia 4 de novembro em Risco Elevado de contágio do novo coronavírus (COVID-19). Fazem parte da lista de 121 concelhos nesta situação.

Os resultados das medidas especiais aplicadas nestes concelhos vão ser reavaliados a cada 14 dias, podendo ou não o concelho continuar na lista dos territórios em Risco Muito Elevado.

 

[Fotografia: DR]

 

 

PUB

 

Últimas