PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Vale do Minho

COVID-19: Caminha, Valença, Cerveira e Coura já entraram ‘no vermelho’ – Recorde as MEDIDAS

3 Novembro, 2020 - 23:58

374

0

PUB Os concelhos de Caminha, Valença, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura entraram à meia noite desta quarta-feira em Risco Elevado de contágio do novo coronavírus (COVID-19). Fazem […]

PUB

Os concelhos de Caminha, Valença, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura entraram à meia noite desta quarta-feira em Risco Elevado de contágio do novo coronavírus (COVID-19). Fazem parte de uma lista de 121 concelhos nesta situação que, nas próximas semanas, vão estar sujeitos a medidas impostas pelo Governo:

 

  • Dever cívico de recolhimento domiciliário
  • Contacto social
    Eventos e celebrações limitados a 5 pessoas, salvo se do mesmo agregado familiar
  • Trabalho
    Teletrabalho obrigatório
    Na impossibilidade de teletrabalho, obrigatoriedade de desfasamento de horários
  • Estabelecimentos comerciais
    Encerramento até às 22h00
    Exceções: take away, farmácias, consultórios e clínicas, funerárias, postos de abastecimento e rent-a-car
  • Restaurantes
    Encerramento até às 22h30
    6 pessoas no máximo, salvo se do mesmo agregado familiar

 

Tanto nestes quatro concelhos como nos restantes seis, as Feiras e Mercados de levante estão autorizadas. A luz verde emanou de uma reunião do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, realizada esta terça-feira.

Em comunicado, a CIM Alto Minho anuncia que todos os presidentes de Câmara “decidiram autorizar a realização de feiras e mercados de levante que cumpram as condições de segurança e as orientações definidas pela Direção Geral de Saúde (DGS)”.

 

 

Resultados vão ser avaliados a cada 14 dias

 

 

Dos seis concelhos que compõem o Vale do Minho, apenas dois escaparam a estas medidas do Governo: Monção e Melgaço. O primeiro está atualmente com 19 casos ativos e o segundo com apenas 12.

Monção deixou aliás, muito recentemente, de ser o concelho do Vale do Minho mais afetado pela pandemia da COVID-19. Esse lugar que ninguém deseja é agora ocupado por Caminha que segue com 211 casos confirmados, dos quais 83 estão ativos. Há 124 casos recuperados e quatro óbitos registado.

“As medidas anunciadas pelo primeiro-ministro são equilibradas e ajustadas ao momento que vivemos. O número de infeções, no mês de outubro, no concelho de Caminha foi duas vezes superior ao número acumulado de infetados de março a setembro. Faz, por isso, sentido a aplicação das novas regras a Caminha”, considerou o presidente da Câmara, Miguel Alves.

Foi no passado sábado, recorde-se, que o Governo decidiu renovar o estado de calamidade em todo o território nacional até às 23h59 do dia 15 de novembro de 2020 e alargar a outros concelhos as medidas especiais que tinham sido estabelecidas para os concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira.

Surgiu então a lista dos 121 os concelhos em que vão vigorar medidas mais restritivas para controlar a propagação do vírus, concelhos esses selecionados por apresentarem mais de 240 novos casos por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, ou próximo de outro concelho que preencha o mesmo critério.

Os resultados destas medidas vão ser reavaliados a cada 14 dias, podendo ou não o concelho continuar na lista dos territórios em Risco Muito Elevado.

 

 

Mas há normas que se aplicam em TODOS os concelhos

 

 

Para além destas normas mais restritivas aplicadas somente a concelhos em Risco Muito Elevado, existe a chamada Regra dos 5 que é aplicada a todos os concelhos de Portugal Continental:

 

  • Distanciamento físico
  • Lavagem frequente das mãos
  • Uso obrigatório de máscara
  • Etiqueta respiratória
  • App Stayaway COVID

 

Outras normas que devem ser seguidas em TODOS os concelhos:

 

  • Confinamento obrigatório para doentes com COVID-19 e pessoas em vigilância ativa
  • Casamentos e batizados limitados a 50 pessoas
  • Outros eventos e celebrações limitados a 5 pessoas, salvo se do mesmo agregado familiar
  • Cerimónias religiosas, segundo as regras da DGS
  • Estabelecimentos comerciais com lotação máxima indicativa de 0,05 pessoas por m2
  • Horário de encerramento dos estabelecimentos comerciais entre as 20h00 e as 23h00, por decisão do presidente da câmara municipal mediante parecer favorável da autoridade local de saúde e das forças de segurança
  • Restaurantes: acesso do público até às 0h00 e encerramento à 1h00; lotação limitada a 50% da capacidade; grupos limitados a 5 pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar, ou 4 pessoas nos estabelecimentos até 300 metros de uma escola e nos food-courts de centros comerciais; marcação prévia obrigatória
  • Proibida a venda de bebidas alcoólicas em áreas de serviço e, a partir das 20h00, em qualquer loja
  • Proibido o consumo de bebidas alcoólicas na via pública
  • Veículos particulares com lotação superior a 5 lugares apenas podem circular com 2/3 da sua ocupação, salvo se todos pertencerem ao mesmo agregado familiar

 

 

Há também um portal na internet para acompanhar a situação

 

 

Quer saber quais as regras que vão entrar em vigor no seu concelho a partir desta quarta-feira? O Governo já disponibizou um portal onde pode consultar todas as medidas em vigor para combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19).

De utilização bastante intuitiva, o utilizador apenas tem de selecionar o concelho pretendido. Seguidamente, serão exibidas as normas que estão em vigor nesse concelho.

 

 

Pode aceder ao portal clicando AQUI

 

Conforme foi referido, Caminha que segue com 211 casos confirmados, dos quais 83 estão ativos. Há 124 casos recuperados e quatro óbitos registado.

Valença está com 194 casos confirmados, dos quais 79 estão ativos. Há 114 casos recuperados e um óbito registado.

Vila Nova de Cerveira segue com 90 casos confirmados, dos quais 40 estão ativos. Há 49 casos recuperados e um óbito registado.

Paredes de Coura apresenta 68 casos confirmados, dos quais 46 estão ativos. Há 22 casos recuperados e nenhum óbito registado.

 

PUB

Últimas