PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Gins e licores da cidade já mostram músculo na «100% Alto Minho»

2 Dezembro, 2016 - 21:21

165

0

Certame decorre até domingo no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Os gins e licores de Valença estão a marcar presença em mais uma edição da «Mostra 100% Alto Minho». O certame arrancou esta sexta-feira, em Viana do Castelo, e vai prolongar-se até ao próximo domingo. Entre outros produtos locais, Valença levou o Gin Tinto e o Gin de Alvarinho. O primeiro foi lançado o ano passado. É uma criação assinada pelo empresário João Guterres, de 64 anos e ligado ao sector há mais de 50 anos. É o primeiro Gin Tinto do mundo e é português, produzido em Valença. Tem 14 ingredientes, entre eles, o aneto, loureiro, nevêda, folha de Salgueiro, flor de sabugueiro, ervas de São Roberto, erva cidreira, lúcia lima, folha de eucalipto, o alecrim, alfazema, e o cítrico da casca da laranja verde, papoilas e amoras silvestres e perico, que é um fruto típico de Valença. Já o Gin de Alvarinho, batizado de «Edmundo», é também primeiro no mundo. É assinado pela Adega Edmun do Val, sediada na União de Freguesias de São Julião e Silva, em Valença. “A ideia foi trasladar para o mundo deste nobre destilado o conceito de vinho de quinta e lançar um gin elaborado com um ingrediente muito especial, que é o internacionalmente multi-premiado Alvarinho Quinta Edmun Do Val Reserva”, contou à Rádio Vale do Minho um dos diretores da Adega, Pablo Ruibal. “Foi um processo que levou quase 10 anos. Esperamos, por isso, o melhor impacto possível”, acrescentou.
A Adega Edmun Do Val é propriedade de uma família galega, a qual tem uma parte de ascendência portuguesa. Recorde-se que a mãe do fundador, D. Rafael Edmundo Ruibal Sobral, era natural de Valença. Desde a primeira colheita (2007) que o alvarinho desta adega começou a ganhar grandes prémios a nível internacional, chegando a conquistar medalhas de ouro em concursos tão prestigiosos como o Finger Lakes IWC de New York e o BerlinerWeinTrophy na Alemanha, entre outros.
Mas há também os licores. Com o nome «Cantares de Portugal» há licores de Pastel de Nata, Arroz Doce, Ervas Aromáticas, Café Original, Chocolate e Ginja e Perico de Valença. São também uma criação do empresário João Guterres.
A mostra «100% Alto Minho» é considerada uma das maiores exposições de produtos regionais da região. Não vão faltar showcookings, desfiles de moda, provas de vinhos, animação e muita música. O certame decorre até domingo no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Últimas