PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Clube de Leitura «Chá com Palavras» celebrou quarto aniversário

29 Outubro, 2017 - 02:44

296

2

O Clube de Leitura «Chá com Palavras», de Valença, celebrou este sábado o quarto aniversário. A sessão comemorativa decorreu na Biblioteca Municipal e contou com a presença de Elisabete Domingues, […]

O Clube de Leitura «Chá com Palavras», de Valença, celebrou este sábado o quarto aniversário. A sessão comemorativa decorreu na Biblioteca Municipal e contou com a presença de Elisabete Domingues, vereadora na Câmara Municipal. Para além dos vários momentos musicais, a cerimónia teve como um dos pontos altos a palestra de José Manuel Costa, da Editora Opera Omnia.

Aos microfones da Rádio Vale do Minho, Elisabete Domingues sublinhou a importância deste clube de leitura. “Foi um sonho de um grupo de senhoras naturais de Valença que se concretizou. É uma honra estar aqui hoje”, disse a vereadora. “Vejo um grupo diversificado, sem qualquer impedimento para adesão. Todos podem ingressar independentemente das qualificações académicas, religião ou etnia. Vai sendo uma forma de dinamizar Valença e de fomentar a leitura nas pessoas mais jovens e menos jovens do concelho“, considerou. O único ‘senão’, para já, é que o clube é esmagadoramente feminino. Apenas um elemento do sexo oposto e é galego. “Deixo o meu desafio aos homens valencianos para aderir a este grupo”, concluiu Elisabete Domingues com uma gargalhada.

Este é um clube que reúne semanalmente, todas as segundas-feiras à tarde. É coordenado por Maria José Areal, professora aposentada, que se mostrou muito orgulhosa com o crescimento do grupo. “Se não houvesse um balanço positivo destes quatro anos, nunca celebraríamos desta forma”, disse a responsável à Rádio Vale do Minho. “Coordeno outros dois clubes de leitura. Um em Caminha e outro em Vila Nova de Cerveira. Mas este tem características distintas porque é transfronteiriço. Temos também connosco elementos galegos“, apontou.

O objetivo primordial deste clube, sublinhou Maria José Areal, “é incentivar o gosto pela leitura”. No entanto, o método usado é diferente da maior parte das comunidades de leitores que existem por toda a região e até mesmo no país. Em vez de levarem o livro para ler em casa, “lemos o livro em voz alta nas nossas reuniões e vamos parando. Discutindo. Conversando e pontificando aquilo que vamos entendendo do autor”. E durante estes quatro anos o grupo já se debruçou sobre nomes como Camilo Castelo Branco, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner, Fernando Namora e Raul Brandão.

Últimas