PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: «Leira de Cima» renovada soma êxitos e cada vez mais clientes

27 Julho, 2017 - 03:15

249

0

Tasca regional no coração da vila é uma das paragens favoritas do Ministro da Educação.

Depois de ter ganho uma nova vida há sete meses, a Tasca Regional «Leira de Cima», em Paredes de Coura, só tem razões para sorrir. Localizada em pleno centro desta vila alto-minhota, esta casa é hoje ponto de paragem de muitas centenas de pessoas de todas as idades. À frente de todo este projeto está Hugo Felgueiras que, aos microfones da Rádio Vale do Minho, contou que decidiu abraçar esta aventura “porque é um sítio diferente aqui em Paredes de Coura. Era uma pena estar fechado. Estamos a tentar pegar nisto novamente e tentar-lhe dar alguma viabilidade. Pensamos que é um espaço necessário neste concelho”.
Aos dias de semana, a «Leira de Cima» funciona entre as 15h00 e as 23h00. Aos fins-de-semana, das 15h00 até às 4h00. “É aí que a maior massa de clientes nos chega e aqui convivem durante largas horas”. Tempos bem passados que se justificam em grande parte pelo vasto leque de ofertas do espaço. “A nossa base são os petiscos. No entanto, com marcação prévia, podemos fazer jantares para grupos”, apontou Hugo Felgueiras. Entre as especialidades do estabelecimento estão a sopa do dia, a morcela assada, o chouriço, pimentos padrão, cogumelos «à Leira», o pernil «à Leira», a bifana «à Leira», favas com chouriço e as tradicionais pataniscas. O gerente não se atreve a destacar nenhum destes petiscos pois “tudo o que fazemos aqui com aquela intenção familiar. O que damos à comida também damos às pessoas! Queremos que as pessoas se sintam em casa”. Tudo pelo sabor único da gastronomia alto-minhota “como os sabores que as nossas avós nos davam”. “O nosso café, por exemplo, não é expresso! É de cafeteira… Sempre acompanhado de um biscoito de milho, para que haja precisamente esse recordar dos sabores de outros tempos”, referiu Hugo Felgueiras.
Mas a «Leira de Cima» vai muito além do conceito de Tasca Regional. É também um espaço cultural. “Temos sempre aqui várias exposições de pintura, de joalharia, etc… Apostamos muito na divulgação e em dar visibilidade aos nossos artistas”, continuou o proprietário de sorriso no rosto. Música ao vivo também não falta neste espaço courense.
A clientela não pára de crescer e entre os nomes mais conhecidos está o próprio Ministro da Educação. Sempre que se desloca a Paredes de Coura, é de adivinhar Tiago Brandão Rodrigues a entrar pelas portas da «Leira de Cima». “O Tiago é um dos nossos amigos de infância e gosta muito deste espaço!”, disse Hugo Felgueiras orgulhoso.
O futuro da «Leira de Cima» mostra-se, assim, bastante promissor e o convite está feito à população local e aos visitantes da região. “Se andarem aqui pelo Alto Minho não se esqueçam de passar por Paredes de Coura porque há sempre um sítio que vale a pena visitar… que é a «Leira de Cima». E daqui vão contentes para casa! Isso é certo!”, finalizou o gerente com uma gargalhada.

Últimas