PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Fábrica futurista nasce na Kyaia

19 Novembro, 2016 - 00:51

137

0

Projeto I&D HSSF – High Speed Shoe Factory tem como objetivo conceber, desenvolver e implementar um novo modelo de fábrica de calçado para resposta ágil em 24 horas.

O projeto de I&D HSSF – High Speed Shoe Factory, um exemplo da Industria 4.0 e que recentemente mereceu os maiores elogios por Günther Oettinger, Comissário Europeu responsável pela pasta da Economia e Sociedade Digitais, no âmbito da conferência ‘Going Local’ Portugal 2016 – Mercado Único Digital, que decorreu em Lisboa, conheceu agora em Paredes de Coura, na unidade industrial da Kyaia, onde tem sido implementado, os primeiros resultados deste programa que envolveu a Kyaia – Fortunato O. Frederico, Lda, o INESC TEC- Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência e a FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, entre outras entidades.
Um projeto de inegável importância no âmbito da aplicação do conhecimento ao meio empresarial, ainda mais reforçado pelo ambiente favorável e atrativo aos negócios como tem sido cultivado pelo Município de Paredes de Coura. “As empresas e as fábricas do futuro nascem onde há vontade de criar e coragem para assumir riscos. Esse mérito é dos empresários, mas também das pessoas de Paredes de Coura em quem eles confiam e a quem reconhecem a flexibilidade e a competência para experimentar, errar e inovar”, sublinhou o presidente da Câmara, Vitor Paulo Pereira, recordando que o município que dirige tem sido o melhor interlocutor para os empreendedores.
“Não queremos ser exemplo para ninguém mas, como não nos revemos no discurso fatalista da geografia e da tradição dos territórios, respondemos sempre com velocidade institucional, agilidade e procuramos respeitar o tempo dos empresários. Talvez isso explique que hoje se tenha apresentado uma fábrica do futuro que é dada como bom exemplo pelo Comissário Europeu do setor num concelho sobre o qual as pessoas têm ideia de ser rural e isolado”, argumentou Vitor Paulo Pereira, apostado em dar continuidade a outras parcerias que tragam valor acrescentado para o seu território: “Continuaremos o nosso caminho, sem medos nem pressões. Sabemos que, como tudo na vida, todos os grandes projetos começam da mesma forma: pequenos e sequiosos de crescer e aprender – e essa capacidade nunca nos faltará”.
O projeto I&D HSSF – High Speed Shoe Factory tem como objetivo conceber, desenvolver e implementar um novo modelo de fábrica de calçado para resposta ágil em 24 horas, orientado para a produção unitária par a par, capaz de responder sem stocks, às vendas pela internet, às pequenas encomendas e reposições de produtos em loja e ao fabrico rápido das amostras.
Os equipamentos e sistemas estão já em pleno funcionamento na Kyaia, nas suas unidades de Paredes do Coura e Guimarães, com ganhos significativos de produtividade e flexibilidade. Os benefícios obtidos poderão ser também facilmente replicados noutras empresas, pelo que na agora apresentação dos resultados não só compareceram todas as outras entidades envolvidas no projeto, como a FLOWMAT – Sistema Industriais, Lda, Silva & Ferreira Lda, Creative Systems, Lda, CEI – Companhia de Equipamentos Industriais, Lda e o CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, bem como empresários ligados ao setor do calçado e representantes dos estabelecimentos do ensino superior, entre outros.
Recorde-se que ainda no passado mês de julho, o Primeiro Ministro António Costa esteve presente nestas mesmas instalações da Kyaia, em Paredes de Coura, na apresentação do Software SmartSL 4.0 – Smart Stiching Logistics que é um dos componentes desta “fábrica do futuro” e que garante uma gestão ágil e flexível de linhas de costura para a produção de calçado.

Últimas