PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

País: Tem vizinhos barulhentos? Saiba o que pode fazer AQUI

25 Maio, 2022 - 00:03

346

0

Hoje é o Dia Mundial dos Vizinhos.

Na generalidade, há boas relações entre a vizinhança de um prédio ou até de um bairro. Mas pode haver exceções. Existem aqueles casos de um ou outro vizinho mais barulhento, sobretudo durante a noite.

 

Surge então a questão: O que fazer?

 

A primeira recomendação do portal CondominioDeco passa por tentar desde logo “resolver a questão diretamente com o vizinho“. Dialogar e abordar o assunto “com tranquilidade, mas explicando o que o está a incomodar e quais os danos que lhe tem causado na sua vida (horas de sono, insónias, cansaço, etc.)”.

 

Muitas vezes uma conversa destas funciona. Outras não. É aí que deve procurar “ajuda do administrador de condomínio“.

 

O CondominioDeco lembra que o assunto não é do administrador de condomínio. No entanto, este “pode abordar o condómino faltoso, adverti-lo para o regulamento do condomínio, se houver normas nesse sentido, e relembrá-lo da legislação em vigor, o Regulamento Geral do Ruído, no qual está estabelecido que entre as 23h00 e as 7h00 o ruído de vizinhos e animais de estimação está proibido”.

 

E se isto não resultar?

Está na altura de “chamar as autoridades policiais para fazerem cessar o incómodo. Para tal, deve entrar em contacto com a esquadra da PSP ou GNR da sua área de residência para que os mesmos se desloquem ao local e efetuem as diligências necessárias”.

 

E se mesmo ainda assim o barulho continuar?

Nesta situação mais extrema, o CondominioDeco sugere “o recurso aos Julgados de Paz (a existirem na área do imóvel) ou, na sua falta, aos Tribunais. Neste caso, poderá pedir uma indemnização por danos causados, mas para tal tem de reunir provas através da apresentação de testemunhas, relatório médico bem como relatório de medição de ruído”.

 

Esta quarta-feira, dia 25 de maio, assinala-se o Dia Mundial dos Vizinhos. A ideia da Festa dos Vizinhos nasceu quando Atanase Périfan e um grupo de amigos em 1990 criaram a associação “Amigos de Paris” (Paris d´amis) no 17º bairro da cidade francesa, de forma a aproximar e mobilizar as pessoas contra o isolamento.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas