PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Município aprova geminação com Commune de Pessac, em França

1 Dezembro, 2011 - 09:51

138

0

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, a celebração de um acordo de geminação e cooperação descentralizada com a Commune de Pessac, em França. De acordo com o comunicado enviado às redacções, esta geminação assenta "nas relações culturais e sociais" registadas entre aquela comunidade de Bourdeús, no sul de França, e Viana do Castelo.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, a celebração de um acordo de geminação e cooperação descentralizada com a Commune de Pessac, em França. De acordo com o comunicado enviado às redacções, esta geminação assenta "nas relações culturais e sociais" registadas entre aquela comunidade de Bourdeús, no sul de França, e Viana do Castelo, mas também, "na constatação de que aquela região regista uma forte comunidade de luso-descendentes".
Os dois municípios vão procurar desenvolver iniciativas para "um melhor conhecimento e relacionamento" assente em actividades partilhadas e de mútuo acordo, para "aproximar as suas populações, os órgãos autárquicos, a empresas e as organizações da sociedade civil".
A geminação tem como objectivos principais a "implementação de projectos de intercâmbio" nos domínios de interesse partilhado (cultura, urbanismo, arquitectura, educação, enoturismo), o envolvimento de parceiros associativos das duas autarquias, a partilha com outras entidades, a associação de organismos nacionais e europeus que concorram para o co-financiamento e partilha de melhores práticas na implementação e o desenvolvimento dos projectos.
Ainda segundo a mesma nota informativa, as geminações entre cidades e municípios têm proporcionado "a possibilidade de trocas nos mais diversos campos da actividade humana" e Viana do Castelo "tem adquirido uma experiência muito rica e diversificada" neste âmbito, quer com as quinze cidades geminadas, quer com as organizações intermunicipais transnacionais.

Últimas