PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção/Merufe: PSD quer 120 mil para Centro Paroquial – PS pede «dados mais palpáveis»

1 Março, 2017 - 12:40

363

0

Estrutura prevê segunda fase com a construção de mais 16 quartos, aumentando para 44 o número total de utentes. Investimento final estima-se que possa ficar em 1,4 milhões de euros.

O PSD Monção pretende a atribuição de um subsídio de 120 mil euros, a acrescer ao já inscrito de 5 mil euros, ao Centro Paroquial de São Pedro de Merufe para que a instituição posso prosseguir a obra de ampliação do edifício (2ª fase).
Aquele Centro, recorde-se, foi inaugurado a 27 de março de 2015. A cerimónia contou com a presença do então Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota soares. Ao entrar em funcionamento, o novo espaço garantiu, desde logo, 10 novos postos de trabalho e compreende gabinetes de trabalho, posto médico, sala de convívio, lavandaria e cozinha, bem como 10 quartos, todos com WC privativo, com capacidade para 17 idosos. O investimento rondou os 870 mil euros.
No entanto, conforme foi noticiado na altura, a estrutura prevê uma segunda fase com a construção de mais 16 quartos, aumentando para 44 o número total de utentes. O investimento final estima-se que possa ficar em 1,4 milhões de euros.
“Na reunião realizada em 13 de fevereiro de 2017 foi votado no assunto nº34 a atribuição de subsídios às associações e coletividades para investimento e eventos para o ano de 2017. Apenas constava desse documento pedido para aquisição de uma viatura ligeira de mercadorias para transporte quer de bens adquiridos quer das refeições e serviços de apoio domiciliário”, recordou o vereador António Barbosa em reunião de Câmara. “A instituição dirigiu uma carta a todo o Executivo Municipal a 16 de fevereiro de 2017, após a realização da supra citada reunião, alertando para a não inclusão, no referido assunto nº34, de todas as candidaturas por ela apresentadas. Não constava desse documento à informação sobre a candidatura à ampliação do edifício/instalações (Lar de Idosos) 2ª fase, no montante de 262.553 euros”, continuou o líder social-democrata.
O PSD lembrou ainda que “foi referido, na última reunião de câmara, pelo presidente Eng. Augusto Domingues, que o executivo estaria disponível para apoiar outras instituições/candidaturas. Após a reunião de 13 de fevereiro foi detetado o erro ao não incluir a respetiva candidatura, erro esse que deverá ser assumido e colmatado por todo o Executivo Municipal”. Assim, propõem os sociais-democratas, deve ser atribuído ao Centro Paroquial de São Pedro de Merufe um subsídio no montante de 120 mil euros. O PSD exige que a proposta seja vota na próxima reunião [agendada para 20 de março] e que esta verba “seja inscrita na próxima revisão orçamental de Abril e cabimentada através do saldo de gerência a ser ratificado na próxima Assembleia Municipal”.
Na resposta à direita, o presidente da Câmara de Monção sublinhou ser um homem “de convicções” e “sério. Tento ser sério!”. “Se eu disse que ia ajudar Merufe, claro que sim! Não ficaria bem se depois de ter ajudado outras instituições não os ajudasse também”, referiu Augusto Domingues. O edil socialista recordou no entanto que “esta Câmara já investiu lá cerca de 205 mil euros”. Taxativo, o autarca disse precisar de “dados mais palpáveis” sobre esta obra. “Eu gosto de «navegar em segurança»! Gostava que o projeto estivesse pronto. Faltam as especialidades. Gostava que a obra estivesse concursada para que se soubesse um valor sobre o qual poderíamos trabalhar”, argumentou o edil socialista. Augusto Domingues concluiu a garantir que a proposta do PSD vai ser discutida, mas frisou que gosta de trabalhar “numa base muito mais sólida”.

Recorde a inauguração do Centro Paroquial de São Pedro de Merufe AQUI:
Monção: Pedro Mota Soares sublinhou «papel insubstituível» das instituições sociais
Link para a notícia [copie para a barra de endereços]: https://www.radiovaledominho.com/#!news-24357

Últimas