PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Monção

Monção/Salvaterra: Extraordinária foto mostra ponte internacional ainda em construção

3 Novembro, 2022 - 22:50

2215

0

Fotografia.

Numa altura em que tanto se fala de uma nova travessia sobre o rio Minho, Fernando Guedes – conhecido e prestigiado fotógrafo natural de Monção – partilhou nas redes sociais uma imagem rara que mostra a ponte internacional que liga Monção ao concelho galego de Salvaterra de Miño, ainda em construção.

 

Não é referida qualquer data. No entanto, se dissermos que terá sido tirada em 1992 ou 1993 não estaremos longe de estar corretos.

 

Demorou quatro anos a ser construída. Mais tempo do que a ponte centenária de Valença (dois anos). A primeira pedra foi lançada em Abril de 1991. Foi inaugurada a 29 de março de 1995.

 

“Essa obra foi um processo muito penoso. Muito difícil”, contou Armindo Ponte à Rádio Vale do Minho em 2020 [nas comemorações do 25º aniversário] que, à data da inauguração, era o presidente da Câmara de Monção (PSD).

 

“Depois de ser lançada a primeira pedra, foi construída meia ponte… a metade portuguesa. Entretanto surgiram alguns contratempos com a empresa construtora e foi necessário fazer a suspensão da empreitada”. Teve então de ser lançado um novo concurso para ser concluída a parte galega.

 

Entre avanços e recuos, a obra ficou concluída. O escudo era ainda a moeda em Portugal… e a peseta em Espanha. Preud´Homme defendia as redes do Benfica e Domingos marcava pelo FC Porto. Os Pink Floyd andavam em digressão mundial. Cavaco Silva era primeiro-ministro, Mário Soares era presidente da República e João Paulo II liderava a Igreja Católica. Assim era o mundo no início de 1995.

 

 

Multidão a perder de vista

Aquela quarta-feira amanheceu cheia de sol. Tinha chegado finalmente o grande dia. O Município decretou tolerância de ponto para que todos pudessem estar presentes numa cerimónia que se adivinhava memorável.

 

De ambas as margens do rio Minho, juntaram-se em cima da ponte milhares de pessoas. Do lado português, esperava-se o Ministro das Obras Públicas, Ferreira do Amaral, que iria presidir ao ato solene. O governante chegou e foi recebido com pompa e circunstância. A banda tocava…. as pessoas aplaudiam e pelo meio ainda houve alguns apupos. Pedia-se uma Escola Secundária com melhores condições.

 

Entre os ilustres que subiram ao palco, estava todo o Executivo Municipal de Monção. A destacar o vereador Antonino Barbosa (PSD), acompanhado da sua esposa, Belmira Campos, pais do atual presidente da Câmara, António Barbosa (PSD).

 

 

Belmira Campos e Antonino Barbosa [primeiros a contar da esquerda] na cerimónia de inauguração da ponte internacional Monção/Salvaterra de Miño

 

 

Passados 25 anos, Armindo Ponte olha hoje com orgulho uma obra que considera que foi de grande importância para os dois concelhos. “Arturo Grandal Vaqueiro, alcalde de Salvaterra, meu colega e amigo de há muitos anos entendeu na altura que aquela ponte era uma rua que ligava as duas margens. Ele já estava a prever aquilo a que hoje chamamos de Eurocidade Monção/Salvaterra que reforça ainda mais a ligação dos dois povos”, realçou o antigo autarca.

 

“Esta ponte assume hoje uma importância extraordinária, sobretudo a nível comercial”, acrescentou Armindo Ponte.

 

 

De Ponte Internacional para Ponte João Verde/Amador Saavedra

A 29 de março de 2015, data em que celebrou 20 anos de existência, as autarquias de ambas as margens decidiram batizar esta estrutura de Ponte João Verde/Amador Saavedra. Uma homenagem aos dois maiores poetas de ambos os municípios.

 

No sentido de fortalecer, ainda mais, o relacionamento entre os dois municípios ribeirinhos, foi inaugurada, no dia 1 de maio de 2017, a sede da Eurocidade Monção/Salvaterra de Miño, no lugar da Lodeira, ocupando um dos edifícios da antiga alfândega.

 

Desde então, decorre, anualmente, a Semana da Eurocidade, proporcionando momentos culturais, recreativos e desportivos às populações de ambos concelhos irmanados pela amizade e fraternidade, partindo de um elo comum – o Rio Minho.

 

 

Veja a nossa galeria de fotos do dia da inauguração da Ponte Internacional Monção/Salvaterra de Miño [Fotografias: Arquivo]

 

 

 

Requalificação e uma ciclovia

Um memorando de entendimento para reabilitação da ponte internacional que liga Monção a Salvaterra de Miño vai ser assinado na 33ª Cimeira Ibérica a realizar-se esta sexta-feira, em Viana do Castelo. A cimeira terá como tema a Inovação.

 

O documento, segundo o Diário de Notíciasserá assinado pelos Ministros dos Transportes de cada um dos países envolvidos.

 

A luz verde para esta requalificação surgiu há precisamente três anos, em outubro de 2019. No entanto, com a pandemia da COVID-19, tudo se terá atrasado.

 

Esta obra, conforme noticiou na altura a Rádio Vale do Minho, prevê não só intervenções ao nível dos pilares, como também a instalação de uma ciclovia. Aquela travessia, com 27 anos de existência, apresenta hoje um tráfego diário superior a nove mil veículos.  

 

As obras a realizar estão estimadas em 700 mil euros, divididos em partes iguais pelos dois países. 

 

 

 

[Fotografia capa: Fernando Guedes/Grupo FB Amigos de Monção]

Últimas