PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção/Salvaterra de Miño

Monção/Salvaterra: Luz verde para a requalificação da Ponte Internacional

8 Outubro, 2019 - 10:30

242

0

PUB A requalificação da Ponte Internacional que liga os municípios vizinhos de Monção e Salvaterra de Miño vai avançar muito em breve. De acordo com a notícia avançada pelo jornal […]

PUB

A requalificação da Ponte Internacional que liga os municípios vizinhos de Monção e Salvaterra de Miño vai avançar muito em breve. De acordo com a notícia avançada pelo jornal Faro de Figo, a Xunta de Galicia e o Governo português estiveram reunidos esta segunda-feira e concordaram em dar as mãos numa requalificação daquela estrutura.

O encontro, realizado no Porto, juntou à mesma mesa o Ministro espanhol das Infraestruturas e Mobilidade, Ethel Vázquez, o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), José Serrano Gordo, o diretor da Agência Galega das Infraestruturas, Francisco Menéndez, a alcadesa de Salvaterra de Miño, Marta Valcárcel, e o presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa.

Da reunião saiu a confirmação que irá ser “iniciado o processamento de um acordo internacional para a requalificação da ponte e sua extensão para instalação de uma ciclovia”, conforme escreve o Faro de Vigo.

Esta ligação, que no próximo ano vai completar 25 anos de existência, apresenta hoje um tráfego diário superior a nove mil veículos.  

O acordo entre o Governo galego e a IP, explica o periódico espanhol, irá permitir a realização de obras naquela passagem num montante aproximado de 700 mil euros, divididos em partes iguais pelos dois países. Será também iniciada a elaboração do projeto de expansão da estrutura, para inclusão da ciclovia.

Ouvido pela Rádio Vale do Minho, o presidente da Câmara Municipal de Monção mostrou-se muito satisfeito com os resultados desta reunião. “Os trabalhos de requalificação da estrutura irão certamente arrancar durante o próximo ano”, disse António Barbosa. 

Recorde-se que esta ponte foi batizada com dois nomes. Do lado monçanense é Ponte João Verde e do lado de Salvaterra é designada por Ponte Amador Saavedra, em homenagem aos poetas das duas margens do rio Minho que escreveram sobre a união destas duas vilas.

Atualmente, com a já existente Eurocidade Monção/Salvaterra de Miño, os moradores de ambas as localidades compartilham vários serviços, espaços de lazer e várias infraestruturas.

 

[Fotografia: Blogue do Minho / Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas