PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Batista determinado a apostar ainda mais no ambiente

26 Janeiro, 2019 - 09:41

234

0

“Estamos perante aquilo que era uma grande ambição. Um grande objetivo reclamado por todos e que de forma feliz soubemos desenhar, colocar no terreno para que a partir de hoje […]

“Estamos perante aquilo que era uma grande ambição. Um grande objetivo reclamado por todos e que de forma feliz soubemos desenhar, colocar no terreno para que a partir de hoje possa estar disponível para todos os que dela necessitam”. De sorriso no rosto, em manhã soalheira mas fria, o presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista (PS), discursava na cerimónia de inauguração da requalificação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Zona Industrial de Penso. Num investimento de 649.262,02 euros (Fundo de Coesão: 551.872,71 euros), este projeto promete solucionar problemas de falta de capacidade da antiga ETAR. Este equipamento proporciona a Melgaço um tratamento do tipo biológico aeróbio por lamas ativadas, em modo descontínuo sequencial (SBR).

“Próxima de uma zona industrial, esta obra permitirá servir as populações de Penso e de Alvaredo e a referida zona empresarial criando condições de desenvolvimento essenciais e condições para um cuidado ambiental reforçado”, realçou Manoel Batista. De acordo com o autarca, são três milhões de euros que o Município de Melgaço está a investir nas redes de abastecimento de água e de saneamento depois de ver aprovadas 14 candidaturas no ciclo urbano da água. “Foi um dos maiores investimentos do distrito de Viana do Castelo nesta área”, apontou o autarca socialista. “Melgaço conseguiu, assim, um importante apoio no fundo de coesão. Foram mais de 2 milhões e 200 mil euros. E com esta intevenção, ficamos com quase 100 por cento de cobertura de rede de abastecimento de água e cerca de 93 por cento de rede de saneamento”.

Mas Batista quer mais. As preocupações ambientais estão na linha da frente da maioria socialista. “São muitos os projetos que já temos no terreno e muitos os que colocaremos em marcha, fazendo a requalificação de áreas degradadas, criando condições para maior triagem de resíduos sólidos domésticos e industriais, criando condições de compostagem, requalificando as margens nos rios Minho, Trancoso e Laboreiro, requalificando cerca de 150 quilómetros de trilhas no nosso Município”, garantiu.

 

Manoel Batista:  “São muitos os projetos que já temos no terreno e muitos os que colocaremos em marcha.”

 

No entanto, o autarca socialista deixou ainda alguns alertas ao Secretário de Estado que presidiu ao evento. Sublinhando a necessidade de mais investimento no Alto Minho, Manoel Batista chamou a atenção para as comunicações móveis. “Queremos um território mais conectado! É um direito de cidadãos iguais aos outros e uma condição essencial de desenvolvimento”, disse. Já nas comunicações terrestres, “sabemos que o Conselho de Ministros aprovou recentemente o plano de proximidade da IP, onde a requalificação da EN101 e da EN202 está contemplada. No entanto, exigimos ser ouvidos para que esta requalificação responda de forma cabal às necessidades do nosso território”.

O Secretário de Estado do Ambiente registou as aspirações do Município. Não poupou elogios à obra e recordou também, com um exemplo simples, aposta que o Governo tem feito na área ambiental. “Não é por acaso que Portugal é o país da Europa com maior número de bandeiras azuis nas praias da sua costa”, referiu o governante. “É sinal que tratamos bem a nossa água. É isso que depois traz o turismo e riqueza ao nosso país”.

De olhos postos na ETAR de penso, Carlos Martins enalteceu “uma obra que traz fixação de empresas que darão ao Município e às infraestruturas municipais uma oportunidade de parceria e de resolver bem os compromissos ambientais”.

projeto contou com o financiamento dos FEEI – Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (em concreto do Fundo de Coesão), através do Portugal 2020, nomeadamente do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos. O Município prevê que esta operação atinja vários resultados, entre eles população adicional servida pelas melhorias do sistema de saneamento de águas em alta: 1.200 equivalente população (e.p); ETAR remodelada para servir entre 500 e 15.000 (e.p.); Alojamentos abrangidos com avaliação satisfatória no cumprimento dos parâmetros de descarga: 100%.

 

PUB

Últimas