PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
País
Viana do Castelo

Liliana Silva: “A maioria das paisagens que vos regozijam estão com uma espada na cabeça”

9 Fevereiro, 2020 - 10:31

287

0

PUB Liliana Silva, antiga deputada na Assembleia da República (AR) e vereadora pelo PSD na Câmara Municipal de Caminha, voltou este sábado a alertar para os perigos inerentes à prospeção/exploração […]

PUB

Liliana Silva, antiga deputada na Assembleia da República (AR) e vereadora pelo PSD na Câmara Municipal de Caminha, voltou este sábado a alertar para os perigos inerentes à prospeção/exploração do lítio. Desta vez no 38º Congresso do PSD, a decorrer em Viana do Castelo até este domingo.

“A maioria das paisagens que vos regozijam e que nos tornam únicos e atrativos no que diz respeito a turismo, estão com uma espada na cabeça”, considerou desde logo a autarca social-democrata que recentemente se mostrou indignada com a votação de uma proposta do Partido Ecologista os Verdes (PEV) para o Orçamento do Estado no sentido de ser feita uma Avaliação Ambiental Estratégica, de âmbito nacional, sobre os depósitos minerais de lítio. Foi rejeitada pelo PS e pelo PSD.

“O Governo tem um Plano Nacional para exploração massiva de lítio pretendendo esventrar os nossos territórios. Alegam que a descarbonização depende disso, como se o mundo dependesse do suposto lítio de Portugal para sobreviver. Não é verdade!”, atirou Liliana Silva no Centro Cultural da capital do distrito.

 

Liliana Silva: “No fundo, a única coisa em que estão a pensar é dinheiro… dinheiro… dinheiro”.

 

“Se o lítio pode ser extraído de lagos salgados na América do sul, sem destruição de territórios, porque temos nós que vender-nos a investidores estrangeiros para que venham cá destruir o que temos de mais precioso?”, questionou.

Sem palavras brandas, a antiga deputada na AR lamenta mesmo que “no fundo, a única coisa em que estão a pensar é dinheiro… dinheiro… dinheiro”. “Este é o principal objetivo, mas como é feio de se dizer utilizam antes o argumento da
descarbonização”.

A fechar, Liliana Silva deixou – uma vez mais – o inevitável pedido. “Apelo a todos os que aqui estão para olharem para o que vos rodeia neste Alto Minho e pensarem que a nossa Serra d’ Arga corre o risco sério de ficar destruída para sempre, assim como outras zonas do país”.

 

[Fotografia: Screen PSD TV]

 

PUB

 

 

Últimas