PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Intervenção na Duna dos Caldeirões já arrancou

17 Março, 2014 - 12:47

155

0

Primeira fase das obras inclui a estabilização das margens junto ao Campo de Futebol do Âncora Praia e abrir duas valas naturais em simultâneo.

Arrancou esta manhã a intervenção na Duna dos Caldeirões, em Vila Praia de Âncora. Para Miguel Alves este é um “momento de esperança porque temos as obras a começarem, mas também de algum anseio porque queremos que elas resultem rapidamente. Neste momento as nossas sinergias estão canalizadas para termos praia em Vila Praia de Âncora e em Âncora”. Agora vão ser estabilizadas as margens do Rio Âncora e retirado o passadiço e, até maio, colocado o rio no seu leito natural. Depois da época balnear começarão os trabalhos de consolidação da duna.
A acompanhar o início dos trabalhos estiveram o presidente e vice-presidente da Câmara de Caminha. “A Câmara quer resolver os problemas desta terra que merece que a sua praia funcione, que a sua economia funcione neste
momento tão difícil”, assegurou esta manhã o autarca.
Esta primeira fase das obras na Duna do Caldeirão inclui a estabilização das margens junto ao Campo de Futebol do
Âncora Praia e abrir duas valas naturais em simultâneo. Uma que colocará o rio no seu curso normal e a outra terá
como objetivo abrir o leito do estuário de modo a reconduzir as águas estagnadas do sapal do Âncora para a sua foz
natural através da Praia das Crianças. As areias removidas serão aproveitadas para consolidar as zonas mais castigadas pelo mar. “Para já consolidamos as margens e retiramos o passadiço. Depois, e até maio, vamos avançar para o rio, de modo a que o leito do rio corra naturalmente”, explicou Miguel Alves.
A segunda fase da intervenção, a consolidação da duna, deverá arrancar em Setembro, logo que termine a época
balnear. “Uma intervenção musculada na duna seria um erro, o que nós queremos é uma intervenção inteligente ao
nível da engenharia, ambiental e financeiro”, realçou o autarca.
Recorde-se que esta é uma intervenção orçada em 1,4 milhões de euros e integrada na linha de financiamento aberta pelo Governo, no âmbito do Programa Operacional de Valorização do Território (POVT).

Últimas