PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Monção

Hoje é feriado em Monção… mas festa foi cancelada [VÍDEO]

16 Julho, 2023 - 00:01

10648

0

Fundada em 16 de julho de 1757.

Sim. Leu bem. Hoje é feriado em Monção… mas no Brasil. 

 

É no Estado do Maranhão que existe um concelho com o mesmo nome do município alto-minhoto. Tem mais de 33 mil habitantes e ocupa uma área de 1415 quilómetros quadrados. Foi elevado a vila em 1859 e em 1935 atinge a categoria de Município. 

 

O Dia da Fundação do Concelho celebra-se aqui a 16 de julho ou seja, este domingo.

 

 

 

Localização de Monção, no Brasil

[Fotografia: DR]

 

 

Festa dos 266 anos cancelada

Num vídeo divulgado pela Prefeitura, a Prefeita Claudia Silva anunciou que as festividades deste ano foram canceladas.

 

“É com muita tristeza e responsabilidade que anunciamos o cancelamento das festividades tradicionais de comemoração do aniversário da nossa querida cidade neste ano (…) Este ano enfrentamos desafios financeiros significativos que nos obrigam a tomar essa difícil decisão”, justificou a autarca.

 

 

 

Prefeita de Monção, Claudia Silva, no momento em que anuncia o cancelamento das festas

[Fotografia: Screen / Prefeitura de Monção]

 

 

“Como gestora responsável, sempre busquei garantir o bem estar da população e priorizar o uso adequado dos recursos públicos. Infelizmente, a falta de recursos financeiros impedem-nos de realizar a comemoração do aniversário da nossa cidade”, lamentou.

 

“A situação económica atual exige que tomemos pedidas para equilibrar as nossas contas. Garantir a continuidade dos serviços essenciais e o investimento que prestamos à nossa população”.

 

 

 

Veja o vídeo na íntegra AQUI [clique para abrir].

 

 

 

Sobre Monção

Aqui, a Câmara Municipal chama-se Prefeitura. A mulher que está à frente dos destinos do Município chama-se Klautenis Deline Oliveira Nussrala, mais conhecida como Claudia Silva. Tem 48 anos e está no cargo desde 2017. Foi reeleita em 2021, sempre pelo PL (Partido Liberal).

 

 

 

Claudia Silva, Prefeita de Monção

[Fotografia: Prefeitura de Monção]

 

 

 

O que há em comum?

As ligações entre Monção (de Portugal) e Monção (do Brasil) ainda não são muitas. Mas a gémea brasileira tem vários pontos semelhantes à portuguesa: também tem uma praça emblemática, chama-se Praça Presidente Kennedy.

 

 

Como aqui, é nessa praça que fica uma das igrejas mais icónicas – São Francisco Xavier – e também a Prefeitura.

 

 

 

 

Centro de Monção – Praça Presidente Kennedy e Igreja de São Francisco Xavier [Fotos: Google Streetview]

 

 

 

Há também uma ponte, mas não é internacional. Atravessa o rio Pindaré, com 720 quilómetros de extensão.

 

 

[Fotos: Google Streetview]

 

 

 

A cor predominante na bandeira do Município, à semelhança da gémea portuguesa, é também o verde.

 

 

 

Bandeira de Monção, do Brasil

[Fotografia: DR]

 

 

 

Mas há diferenças. A começar desde logo pelo gentílico: os de cá chamam-se monçanenses… enquanto os de lá dizem-se monçonenses.

 

Este é um concelho ainda em crescimento. Num passeio virtual pelas ruas, observamos que as habitações não ultrapassam os dois andares e a construção está longe de apresentar a melhor das qualidades. 

 

Porém, nos últimos cinco anos, segundo dados estatísticos apresentados pelo portal Caravela, o concelho tem conseguido atrair investimento. No entanto, o desempenho a este nível foi menos bom nos últimos meses.

 

“Até junho de 2023 não houve registro de novas empresas em Monção. Neste último mês, não foi identificada nenhuma nova empresa. Este desempenho é igual ao do do mês imediatamente anterior (0). No ano de 2022 inteiro, foram registradas 11 empresas”, lê-se.

 

 

 

Uma das ruas de Monção, no Brasil

[Fotos: Google Streetview]

 

 

 

Quanto ganham os monçonenses?

“O município possui 1,8 mil empregos com carteira assinada, a ocupação predominante destes trabalhadores é a de zelador de edifício (251), seguido de professor de história no ensino médio (244) e de vigia (182). A remuneração média dos trabalhadores formais do município é de 2,2 mil reais [407 euros], valor abaixo da média do estado, de 2,7 mil reais [499 euros]”, refere o Caravela.

 

 

“Do total de trabalhadores, as três atividades que mais empregam são: administração pública em geral (1156), criação de bovinos para corte (32) e construção de edifícios (26). Entre os setores característicos da cidade, também se destacam as atividades de administração pública em geral e comércio varejista de cal, areia, pedra britada, tijolos e telhas”, acrescenta.

 

 

Uma vasta lista de gémeas

Não é apenas a Língua Portuguesa que une portugueses e brasileiros. É também uma longa história de mais de 500 anos. Ao longo destes séculos, os portugueses emigraram para o Brasil e fundaram novas cidades.

 

Talvez por sentirem saudades da pátria mãe, talvez por homenagem ao seu local de origem e nascimento ou talvez por falta de imaginação, muitas das cidades fundadas no Brasil pelos colonos portugueses possuem nomes idênticos a cidades portuguesas.

 

Explica a Vortex Magazine que a maioria destas cidades é bastante pequena. A maior será Santarém, no estado do Pará, com cerca de 250 mil habitantes. Mas Chaves, também no Pará, possui apenas 4 mil pessoas, o mesmo número que Braga, no estado do Rio Grande do Sul.

 

A cidade mais copiada parece ser Valença. No Brasil, existem três cidades com este nome, nos estados da Bahia, Piauí e Rio de Janeiro. E também há Melgaço.

 

 

 

[Fotografia: DR]

Tópicos:

#Efeméride

Últimas