“Se a Senhora das Candeias chora está o inverno fora, se a Senhora das Candeias rir está o inverno para vir”.
O conhecido ditado popular é lembrado esta sexta-feira pelo portal meteorológico Meteo Trás os Montes – Portugal.
O significado é simples. Esta sexta-feira, 2 de fevereiro, a Igreja Católica assinala o Dia de Nossa Senhora das Candeias. Diz a lenda que, se estiver a chover, o mau tempo terminará em breve. No entanto, se estiver sol, avizinha-se temporal.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirmou esta sexta-feira a possibilidade de chuva na próxima semana.
Em sintonia com o já avançado pela Rádio Vale do Minho nos últimos dias, em declarações ao Notícias ao Minuto, o IPMA admite que a oscilação das temperaturas deverá descer, e um dos cenários possíveis é o de precipitação, a partir de 7 ou 8 de fevereiro – que “poderá ser forte”.
O período mais crítico, segundo o portal windy.com, deverá acontecer durante a madrugada de sexta-feira.
Com a chegada da chuva, está prevista uma ligeira descida das temperaturas máximas, dos 16ºC aos 14ºC.
As mínimas, deverão subir dos 7ºC aos 11ºC.
O vento deverá ficar mais forte a partir de quarta-feira, 7 de fevereiro, passando de fraco a moderado até sexta-feira, dia 9 de fevereiro.
Nossa Senhora da Luz (também chamada de Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Candelária ou Nossa Senhora da Purificação) é um título mariano pelos quais a Igreja Católica venera a Santíssima Virgem Maria.
A origem da devoção tem origem na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o nascimento de Cristo (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro).
Comentários: 0
0
0