PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Funcionários municipais com tolerância de ponto quinta e segunda-feira

3 Abril, 2012 - 08:10

141

0

A Câmara de Viana do Castelo aprovou, por maioria, uma tolerância de ponto para os 800 funcionários municipais que começa na tarde de quinta-feira e que se prolonga até segunda-feira.

A Câmara de Viana do Castelo aprovou, por maioria, uma tolerância de ponto para os 800 funcionários municipais que começa na tarde de quinta-feira e que se prolonga até segunda-feira.

A proposta, que prevê a tolerância de ponto na tarde de quinta-feira e todo o dia de segunda-feira, foi apresentada pela maioria socialista no Executivo e aprovada hoje apenas com os votos a favor dos vereadores do PS, que a justificaram com a “importância” e “tradição” das festividades pascais na região.

“As festividades da Páscoa estão muito enraizadas na cultura do nosso concelho”, disse ainda o presidente da Câmara, José Maria Costa.

O autarca explicou que na segunda-feira de Páscoa o “compasso pascal anda em grande parte das freguesias” e que a tolerância na tarde de quinta-feira é justificada para “interiorizar a quadra”. “A segunda-feira é para estar com as famílias”, apontou José Maria Costa.

Além disso, sexta-feira é também feriado nacional.
A proposta foi duramente criticada pelos vereadores da oposição (PSD e CDS-PP), sobretudo no que toca à tolerância de ponto na tarde de quinta-feira.

“Concordo com o dia de segunda-feira, já que num grande número de freguesias o compasso pascal é entre domingo e segunda-feira. Mas para a tarde quinta-feira não vejo qualquer justificação, acho excessivo. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra”, comentou Aristides Sousa, vereador do CDS-PP, que se absteve na votação da proposta.

Dois vereadores do PSD também se abstiveram, lembrando a decisão recente do município, de não atribuir tolerância de ponto no dia de Carnaval. No entanto, Ana Palhares, do mesmo partido, votou contra a proposta.

“Não é realista, não tem a ver com as necessidades do país, nem é pedagógica. Acho que não nos faz mal nenhum trabalhar mais duas ou três horas”, disse a vereadora.

Recorde-se que, em sentido oposto, o Governo anunciou, a 15 de março, que a única tolerância de ponto deste ano será durante todo o dia 24 de dezembro, véspera de Natal.

“A decisão do Governo é que durante o ano de 2012 não haverá tolerâncias de ponto à exceção do dia 24 de dezembro”, anunciou o secretário de Estado da presidência do Conselho de Ministros, Luís Marques Guedes.

Acrescentou que apesar do ano de 2012 ser “particularmente difícil” para o setor público, “o Natal é uma festa da família”, daí a decisão de manter apenas aquela tolerância de ponto.

Últimas