PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Em Valença portugueses e galegos atravessam o rio para dar a cruz a beijar [FOTOS e VÍDEOS]

5 Março, 2024 - 00:07

341

0

Tradição pascal tão antiga que Município quer elevá-la a Património Imaterial.

Acontece todos os anos, em Valença, na segunda-feira imediatamente a seguir ao Domingo de Páscoa.

 

A tradição está integrada nas Festividades em Honra de Nª Srª da Cabeça, na União de Freguesias de Valença e Cristelo Côvo, naquele concelho.

 

Trata-se de uma tradição luso-galaica, com séculos de existência, que anualmente se repete no Parque Natural da Senhora da Cabeça, junto ao rio Minho. É ponto de confluência de milhares de peregrinos de todo o Noroeste Peninsular.

 

Ao entardecer, pelas 17h00, depois da visita pascal à freguesia de Cristelo-Côvo (Valença), o pároco, devidamente paramentado e com uma cruz ornamentada, entra num barco de pesca e dirige-se até à margem espanhola onde dá a cruz a beijar aos paroquianos da outra margem.

 

Durante esse período são lançadas, pelos pescadores as redes benzidas ao rio. Todo o peixe que sair no lance é para o pároco. Entretanto com o pároco português regressa, no barco, o pároco de Sobrado – Torron, concelho de Tomiño (Galiza), dando a cruz a beijar aos peregrinos que aguardam junto ao rio, na margem portuguesa.

 

Várias embarcações portuguesas e galegas acompanham este compasso pascal, numa autêntica procissão fluvial, nas águas do Minho.

 

No ano passado foi assim:

 

 

Veja a nossa galeria de fotos:

 

 

 

O compasso entrou no barco de pesca, cuidadosamente ornamentado, e dirigiu-se até à margem espanhola onde deu a cruz a beijar aos paroquianos da outra margem.

 

 

Veja o vídeo

 

 

 

Minutos depois, chegou ao cais de embarque a cruz galega, vinda da Paróquia de Sobrado, concelho de Tomiño. Na frente, também visivelmente satisfeito, seguia o padre Joseph Carrera.

 

“É mais um ano de tradição e já lá vão bastantes”, recordou.

 

 

 

Veja a nossa galeria de fotos:

 

 

À chegada ao recinto valenciano, o compasso galego foi recebido por um mar de gente.

 

 

 

Veja o vídeo:

 

 

 

A próxima edição do Lanço da Cruz vai acontecer no dia 1 de abril.

 

Vale referir que Valença continua firme no desejo de elevar o Lanço da Cruz elevado a Património Imaterial de Portugal e transfronteiriço.

 

O Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, defende esta classificação “por ser uma das mais emblemáticas e genuínas tradições da Páscoa”.

 

 

 

[Fotografia capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas