PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melhor professor do mundo (de Melgaço) alerta para “ditadura do digital”

30 Abril, 2024 - 02:10

264

0

“São muitas as ameaças da ditadura do digital”.

“A ditadura do digital é uma das grandes ameaças atuais à nossa liberdade, 50 anos depois da Revolução do 25 de Abril, que derrubou o Estado Novo, com todas as suas arbitrariedades em relação aos direitos, liberdades e garantias”.

 

O alerta foi deixado em Ponte da Barca por Manuel Rocha Armada, natural de Melgaço, que em 2021 foi eleito o melhor professor na área das finanças entre 47 países pelo Indian Institute of Finance.

 

Rocha Armada falava na Casa do Conhecimento de Ponte da Barca, numa conferência subordinada ao tema “Viagem no tempo: do Estado Novo à Revolução dos Cravos e às conquistas de Abril”.

 

O especialista abordou o tema, mas fez questão de ir além e de chamar a atenção para as ameaças que, na atualidade, põem em causa as conquistas de Abril, tais como a democracia e a liberdade.

 

“A Revolução dos Cravos cumpriu a sua missão há 50 anos, com os capitães e o Movimento das Forças Armadas a derrubarem a ditadura e a proclamarem a liberdade. Acontece que, passadas cinco décadas, são muitas as ameaças da ditadura do digital, com os algoritmos e a Inteligência Artificial a orientarem os nossos comportamentos e a manipularem as nossas decisões”, explicou.

 

“Em última instância, com a utilização abusiva dos nossos dados pessoais, não só a nossa privacidade desaparece, como a nossa própria liberdade e poder de decisão são postas em causa, fazendo perigar os regimes democráticos, muitas vezes sem que as próprias pessoas tenham consciência disso”, acrescentou ainda Rocha Armada.

 

Recorde-se que, em 2022, Rocha Armada foi agraciado com a medalha de Cidadão de Mérito do Município de Melgaço.

 

Manuel José Rocha Armada nasceu em Melgaço e vive em Braga. É licenciado em Gestão pelo ISEG, mestre em Management Science pela Universidade de Kent e doutorado em Business Administration pela Manchester Business School (Reino Unido).

 

 

 

[Fotografia: Município Ponte da Barca]

Últimas