PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Tiago Brandão Rodrigues já é Cidadão de Honra do concelho [FOTOS]

12 Agosto, 2022 - 14:08

555

0

Sessão Solene.

Tiago Brandão Rodrigues recebeu esta sexta-feira a medalha de Cidadão de Honra do Município de Melgaço. A distinção foi entregue durante uma Sessão Solene realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Melgaço.

 

“Um justo homenageado. Um alto-minhoto que nunca esqueceu as suas origens. Depois de uma longa e fulgurante carreira como investigador, foi o primeiro dos alto-minhotos a assumir a função de Ministro do Governo de Portugal”, recordou o Presidente da Câmara, Manoel Batista.

 

“No exercício da função, levou longe o Alto Minho. Posicionou-nos. Esteve sempre muito perto e atentíssimo às necessidades do território”, enalteceu o autarca.

 

“E teve uma atenção muito especial para com Melgaço, com um conjunto de intervenções e momentos decisivos”, destacou Batista.

 

Naturalmente satisfeito, Tiago Brandão Rodrigues lembrou os tempos como Ministro da Educação e agradeceu ao Presidente da Câmara “o arrojo, a audácia e a forma abnegada com que tantas e tantas vezes recorreu a mim – sem hesitação – para dizer que era preciso fazer mais”.

 

Destacou dois momentos importantes: a requalificação da Escola Secundária e a valorização do Centro de Estágios.

 

“Eu agora tenho uma nova responsabilidade”, disse ainda Tiago Brandão Rodrigues sorridente. “Este reconhecimento faz de mim melgacense. E por muito que eu seja de Paredes de Coura e que tenha parte da minha vida em Caminha, esta é também a partir de agora a minha terra”, concluiu.

 

 

Durante esta cerimónia foram ainda homenageados:

 

  • Álvaro Domingues (Cidadão de Honra), natural de Melgaço, colabora desde 2014 com o MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço. É coordenador do projeto Quem somos os que aqui estamos, trabalho que pretende, através da recolha e produção de materiais audiovisuais, refletir sobre a cultura local do concelho de Melgaço.
  • Bernard Despomadéres (Cidadão de Mérito), curador do espólio cinematográfico doado por Jean Loup Passek a Melgaço, de valor incalculável.
  • Joel Rodrigues (Cidadão de Mérito), natural de Melgaço e a residir no Brasil, é o único investigador do IEE (Institute of Eletrical and Eletronic Engineers) do Nordeste do Brasil a conquistar o grau de Fellow, insígnia mais elevada da instituição mais importante a nível mundial na área das tecnologias.
  • Manuel Rocha Armada (Cidadão de Mérito), natural de Melgaço, foi eleito o melhor professor do mundo na área das finanças.
  • Porfírio Esteves (Cidadão de Mérito), filho de pai melgacense, é Diretor Geral da empresa Esteves Frerees em França. É atualmente representante dos construtores de Ile de France como Presidente da Federação de Construção de Ile de France.
  • Melgaço Radical (Instituição de Mérito), empresa a celebrar 25 anos de existência que se dedica à realização e promoção de atividades de desporto e aventura na natureza.

 

 

 

Veja a galeria de fotos [Rádio Vale do Minho]

 

 

 

[Fotografia capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas