PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

COVID-19: Monção a ‘um passo’ do confinamento aos fins-de-semana – 107 ativos

30 Novembro, 2020 - 20:00

429

0

PUB “Estamos no fio da navalha“. Foi esta a resposta que a Rádio Vale do Minho obteve junto de fonte autárquica sobre a possibilidade de Monção passar a concelho de […]

PUB

“Estamos no fio da navalha“. Foi esta a resposta que a Rádio Vale do Minho obteve junto de fonte autárquica sobre a possibilidade de Monção passar a concelho de Risco Muito Elevado a partir da próxima semana.

Em pouco mais de uma semana, foram registados 63 novos casos de infeção pelo novo coronavírus (COVID-19). O concelho está agora com 107 casos ativos – um máximo nunca visto, nem mesmo durante a primeira vaga onde Monção [que foi o concelho mais afetado] alcançou um máximo de 88 ativos.

Esta segunda-feira, o relatório epidemiológico da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) trouxe notícias que ninguém quer: mais 14 novos casos no concelho. Apenas quatro recuperados. Números que preocupam os monçanenses, nomeadamente o comércio local que já faz contas à vida perante a possibilidade de ser obrigado a fechar portas durante a tarde nos fins-de-semana de 12/13 e 19/20 de dezembro.

Caso Monção passe mesmo a concelho de Risco Muito Elevado, as normas serão mais duras. Além das medidas aplicadas a todo o território continental, aplicam-se também:

 

  • Proibição de circulação na via pública entre as 23h00 e as 5h00 nos dias de semana.
  • Proibição de circulação na via pública aos sábados e domingos entre as 13h00 e as 5h00.
  • Fiscalização do cumprimento do teletrabalho obrigatório.
  • Nos dias úteis, os estabelecimentos comerciais encerram até às 22h00, salvo restaurantes e equipamentos culturais, que encerram até às 22h30.

 

Famílias com vários membros infetados

 

 

“Em Monção, há famílias com sete a 11 membros todos eles infetados”. Os dados foram revelados recentemente pelo presidente da Câmara, António Barbosa, em reunião do Executivo Municipal.

Perante os novos dados que agora surgem, o presidente da Câmara não teve quaisquer dúvidas em afirmar que “o vírus está a propagar-se em ambiente familiar”. 

Esta foi, aliás, a conclusão da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC), que reuniu no Cine Teatro João Verde, no sentido de realizar o ponto de situação do surto epidemiológico no concelho e no país.

“Da análise da situação, verificou-se que, não havendo casos positivos nos setores de maior risco de contágio, como as instituições sociais e as unidades de saúde, o surto epidemiológico no nosso concelho deve-se, na larga maioria dos casos, ao contágio verificado em contexto familiar”, concluiu a CMPC.

 

 

Casos ativos já são mais de um terço do total de confirmados

 

 

Os casos ativos em Monção já são mais de um terço do total de casos confirmados desde o início da pandemia neste concelho – a 14 de março. Em números totais Monção segue agora com 308 casos confirmados, sendo que 107 estão ativos.

Há 184 casos recuperados neste concelho. No entanto, a nova doença já provocou aqui 17 mortes.

 

[Fotografia: Arquivo / Moncao Informate]

 

PUB

Últimas