PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Aí está a nova residência universitária! Espreite o interior [FOTOS]

3 Maio, 2024 - 17:35

1478

0

Na freguesia de Prado.

“Esta requalificação é extraordinária. Agarramos numa escola, que estava abandonada e demos-lhe uma nova vida”.

 

As palavras foram ditas esta sexta-feira pelo Presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, na cerimónia de inauguração da nova Residência Universitária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, na freguesia de Prado, naquele concelho.

 

No seu discurso, o Presidente da Câmara não poupou rasgados elogios ao Presidente da Junta daquela freguesia, Maximiano Gonçalves, pela persistência e pela determinação em transformar aquele edifício há vários anos desativado.

 

“É uma grande alegria para um território como Melgaço onde, estranhamente e a 500 quilómetros de Lisboa, existe uma Escola Superior de Desporto e Lazer (EDSL)”, ironizou Manoel Batista congratulando-se com um país virado mais para outras localidades do que propriamente para a capital.

 

A nova residência, segundo o Presidente da Câmara, deverá começar a acolher os primeiros estudantes ainda durante este ano letivo.

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

O investimento rondou 640 mil euros +IVA (o financiamento do PRR foi de 100% das despesas elegíveis).

 

A residência está localizada na União de Freguesias de Prado e Remoães, adjacente ao centro urbano. Proporciona um fácil acesso dos residentes à instituição de ensino, aos equipamentos de saúde, cultura, desporto e comércio mais próximos, e ainda aos pontos nodais e interfaces de transportes públicos (central a menos de 1km e ESDL a cerca de 1,2 km).

 

 

 

Como é a residência?

A nova residência tem 14 quartos, com instalações sanitárias privativas, nomeadamente seis quartos individuais, sete quartos duplos e um quarto adaptado para mobilidade reduzida; três salas (de estar e de estudo); duas copas; sala de receção e circulações, que cumprem os requisitos exigidos na Portaria n.º 35-A/2022, de 14 de janeiro; lavandaria; arrecadação; e logradouro com estacionamento automóvel para seis viaturas ligeiras e 20 bicicletas.

 

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

O projeto foi desenvolvido no sentido de garantir condições de bem-estar e qualidade de vida aos estudantes, procurando compatibilizar a vivência em comum com o respeito pela individualidade e privacidade de cada residente, equilibrando a oferta de quartos individuais com quartos duplos.

 

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Nesse sentido, fomenta-se a convivência, a camaradagem e o espírito de comunidade, ao mesmo tempo que se promovem condições para um ambiente de estudo que conduza ao sucesso académico.

 

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

O edifício situa-se no interior do aglomerado da extinta freguesia de Prado, enquadrando-se com as construções envolventes.

 

 

 

[Fotografia capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas