PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

COVID-19/Monção: Número de casos ativos já iguala o mês de Abril (pico da 1ª vaga)

26 Novembro, 2020 - 09:34

562

0

PUB O número de casos ativos de infeção pelo novo coronavírus (COVID-19) em Monção já está com valores semelhantes aos do final do passado mês de abril, altura em que […]

PUB

O número de casos ativos de infeção pelo novo coronavírus (COVID-19) em Monção já está com valores semelhantes aos do final do passado mês de abril, altura em que o concelho começou a atingir o pico da 1ª vaga da pandemia. Nesta altura, Monção segue com 79 casos ativos, valor comparável ao passado dia 26 de abril quando o concelho apesentava 76 casos ativos. O pico foi atingido dias depois, a 5 de maio, quando Monção alcançou os 88 casos ativos.

Mas agora tudo é diferente. Durante a 1ª vaga, recorde-se, a esmagadora parte dos casos ativos estavam localizados no Lar da Santa Casa da Misericórdia. Agora, todos eles encontram-se dispersos pela comunidade. O cenário é transversal à generalidade dos concelhos do Alto Minho.

“Estes números lembram os cuidados que devemos ter e seguir as recomendações da DGD. Começa a perceber-se que os perigos estão agora naqueles momentos em que relaxamos e tiramos a máscara. Mesmo nos convívios familiares”, disse o presidente da Câmara à Rádio Vale do Minho.

Muito para além de Monção, António Barbosa mostra-se preocupado pelo aumento “brutal” de casos em todo o Alto Minho. “Estamos longe de poder estar sossegados. Estamos muito longe de poder dizer que esta situação está ultrapassada!”, considera o edil monçanense.

“Aliás, as indicações apontam melhorias possivelmente para dezembro mas em janeiro podermos estar a enfrentar uma terceira vaga talvez ainda mais violenta porque o Inverno verdadeiramente ainda não chegou”, avisou Barbosa. “Estamos portanto a assistir já a números preocupantes com temperaturas que ainda estão elevadas”.

 

 

Monção arrisca confinamento aos fins-de-semana à tarde

 

 

Em cinco dias, Monção somou mais 49 novos casos de COVID-19.  Se a situação continuar a agravar-se, o concelho arrisca mesmo subir um nível na escala de risco de contágio elaborada pelo Governo passando assim a concelho de Risco Muito Elevado. E aí as normas serão mais duras. Além das medidas aplicadas a todo o território continental, aplicam-se também:

 

  • Proibição de circulação na via pública entre as 23h00 e as 5h00 nos dias de semana.
  • Proibição de circulação na via pública aos sábados e domingos entre as 13h00 e as 5h00.
  • Fiscalização do cumprimento do teletrabalho obrigatório.
  • Nos dias úteis, os estabelecimentos comerciais encerram até às 22h00, salvo restaurantes e equipamentos culturais, que encerram até às 22h30.

 

Questionado sobre se o Município irá tomar medidas adicionais nos próximos dias no sentido de conter a propagação da COVID-19, o presidente da Câmara deixou a resposta em suspenso.

“A Comissão Municipal de Proteção Civil irá reunir. Estamos já com o Plano Municipal de Emergência ativado e somos dos poucos Municípios do país que nunca retiramos essa ativação”, disse Barbosa. “Devemos acima de tudo manter os cuidados e garantir que cada um de nós continue a ser um agente de proteção civil”, finalizou

Em números totais, desde o início da pandemia, Monção segue agora com 273 casos confirmados, dos quais 79 estão ativos. Há 177 casos recuperados e 17 óbitos registados neste concelho.

 

[Fotografia: Monção Informate]

 

PUB

Últimas