PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Mundo

COVID-19: Chegou o “DIA V” – Reino Unido começa esta terça-feira a vacinar a população

8 Dezembro, 2020 - 00:00

259

0

PUB É hoje. O dia 8 de dezembro de 2020 ficará marcado na história mundial como Dia V.  A data em que será oficialmente administrada à população a primeira vacina […]

PUB

É hoje. O dia 8 de dezembro de 2020 ficará marcado na história mundial como Dia VA data em que será oficialmente administrada à população a primeira vacina contra a COVID-19. É o contra-ataque da humanidade, que começa no Reino Unido.

De acordo com o Diário de Notícias, os lotes da vacina contra a COVID-19 já estão nos hospitais no Reino Unido para a partir desta terça-feira serem administradas aos cidadãos considerados prioritários: residentes e funcionários de lares de idosos, cuidadores e pessoas com mais de 80 anos.

Esta será a maior e mais complexa campanha de vacinação da história do país, como indicou o diretor do NHS [Serviço Nacional de Saúde britânico].

Refere ainda aquele jornal que, foram criados hubs de vacinas em 50 hospitais ingleses e serão, posteriormente, organizados mil centros de vacinação por todo o território (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte).

O Reino Unido é o primeiro país ocidental a licenciar a vacina, da Pfizer/BioNTech, que tem revelado 95% de eficácia nos testes, numa altura em que se continuam a bater recordes de novo casos. Este domingo o Reino Unido registou 17,272 novos casos e 231 mortes reportadas, num total de 61,245 óbitos.

Com o Brexit e a saída da União Europeia, o Reino Unido não depende de Bruxelas para colocar em prática o seu plano de vacinação. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) só no dia 29 de dezembro “o mais tardar” dará (ou não), luz verde à comercialização da vacina contra o covid-19 da Pfizer-BioNTech.

A vacina da Pfizer/BiotNTech, a comprada pelo governo britânico, requer uma complexa operação logística uma vez que tem de ser armazenada em embalagens ultra congeladas a -70 graus Celsius. A agravar a complexidade, cada embalagem contém 975 doses o que vai dificultar a divisão em pequenos lotes para serem levados aos lares de idosos – designados como prioritários na vacinação.

O Reino Unido, que conta com uma população de quase 68 milhões, comprou 40 milhões de doses da vacina da Pfizer, o suficiente para vacinar 20 milhões de pessoas, contudo a grande parte só chegará em 2021.

Até final de dezembro chegarão quatro milhões de doses. O responsável pelo NHS, Stephen Powis, em declarações à Sky News fez saber que serão necessários “muitos meses para vacinar todos aqueles que precisam de vacinas”.

Os países da União Europeia – Portugal incluído – deverão começar a receber as vacinas logo após a aprovação pela Agência do Medicamento Europeia, ou seja no início do ano. A vacina que já está a ser produzida na Alemanha e na Bélgica (onde a Pfizer tem laboratórios) de onde sairão em simultâneo para os vários países da UE num processo que pode levar dias.

 

[Fotografia: DR]

 

PUB

Últimas