PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Carpinteira cortou o maior bolo da história de Valença – “Quando chegarem a Santiago, voltem!” [FOTOS]

25 Julho, 2022 - 18:27

1064

0

Dia de Santiago e Dia da Galiza.

“Quando chegarem a Santiago, voltem a Valença!”. O apelo foi deixado esta segunda-feira pelo presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, aos peregrinos de Santiago que passam por aquele concelho.

 

Isto antes de proceder ao corte de um daquele que é o maior bolo de que há memória na história do concelho: uma Seta de Santiago, com 13 metros de comprimento.

 

A iniciativa pretendeu assinalar o Dia de Santiago e o Dia da Galiza, comunidade autónoma espanhola com quem Valença está tão relacionada.

 

Rodeado de várias entidades locais ligadas ao Caminho e numeroso público que compareceu no ato, Carpinteira destacou que “este gesto pretende valorizar os traçados seculares dos Caminhos de Santiago, no seu dia maior e em que Valença desempenha um papel fulcral como ponto de confluência do Caminho Português da Costa, Caminho Português Central e Caminho das Torres e é um reconhecimento à sua importância para o nosso concelho”.

 

Veja as fotos [Rádio Vale do Minho]

 

Peregrinos de todo o mundo deslocam-se por esta altura a Santiago de Compostela para a festa de Santiago. Na Galiza é feriado a 25 de julho. Foi a 25 de julho que foi dada a supremacia das Igrejas no oeste da Espanha a Santiago, que pregou em Espanha durante a ocupação dos mouros. O seu túmulo encontra-se na Catedral de Santiago de Compostela.

 

Valença é ponto de confluência de dois caminhos para Santiago de Compostela: o Central e o da Costa.

 

Na Fortaleza, os peregrinos entram pelas portas da Coroada e saem pelas portas da Gaviarra, sob o Baluarte do Socorro, que remata o topo norte da fortificação e oferece a melhor vista para Tui, o rio e a ponte que o atravessa. A saída em túnel faz a ligação à centenária ponte internacional.

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas