PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Quase duas centenas de idosos em situação de isolamento

29 Maio, 2015 - 08:10

121

0

Esta é uma das conclusões do processo de recolha de dados a pessoas com mais de 65 anos de idade a residir no concelho levado a cabo no último ano pela Rede Social de Caminha.

O concelho de Caminha tem identificados 185 idosos como isolados. Esta é uma das conclusões do processo de recolha de dados a pessoas com mais de 65 anos de idade a residir no concelho levado a cabo no último ano pela Rede Social de Caminha. O objetivo é elaborar o Plano Gerontológico Concelhio. Os resultados serão apresentados publicamente num futuro próximo.
Recorde-se que a Rede Social de Caminha realizou um diagnóstico relativo aos idosos no concelho de Caminha, enquadrado no Eixo IV – Envelhecimento do Plano de Desenvolvimento Social 2013-2016, cujas prioridades são diminuir o isolamento físico e social dos idosos e promover práticas de envelhecimento ativo. Foram percorridas todas as freguesias do concelho e procedeu-se à avaliação multidimensional de pessoas com 65 anos ou mais a residir no domicílio, de forma a possibilitar a criação de um perfil gerontológico do concelho, a identificação de população isolada e o levantamento de necessidades diversas.
Com recurso aos dados dos Censos 2011, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), previu-se uma avaliação de 5% da população idosa, correspondendo a 197 idosos (classificados por género e grupo etário). De forma a facilitar e enriquecer esta abordagem recorreu-se à colaboração de várias entidades, nomeadamente GNR – Secção de Programas Especiais, Juntas de Freguesia, Párocos e Conferência Vicentinas, Serviço Local de Segurança Social, Unidade de Cuidados da Comunidade de Caminha, CLDS+ Caminha, IPSS’s com valências de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, entre outros serviços e respostas sociais do município. Foram avaliados 322 idosos das várias freguesias do concelho, dos quais 185 idosos foram identificados como isolados.
A avaliação multidimensional foi realizada com recurso a um protocolo de avaliação multidimensional (ANCEP.GeroSoc.2012) criado pelo Laboratório de Investigação em Gerontologia Social da Escola Superior de Educação do IPVC. Este é constituído por vários instrumentos que permitem avaliar a população relativamente à funcionalidade, declínio cognitivo, rede sócio relacional, conhecimento e acesso a recursos comunitários, experiência do idoso na comunidade, e indicadores de bem-estar social.
Os dados serão tratados através de um programa de tratamento de dados e análise estatística SPSS e enviados para o Laboratório de Investigação em Gerontologia Social.

Últimas