PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Alto Minho: Mau tempo provoca quedas de árvores no distrito – Chuva forte até ao final da tarde

16 Janeiro, 2020 - 14:07

173

0

PUB O mau tempo que se faz sentir em todo o distrito de Viana do Castelo já provocou quedas de árvores na região. Em Caminha, na freguesia de Seixas, uma […]

PUB

O mau tempo que se faz sentir em todo o distrito de Viana do Castelo já provocou quedas de árvores na região. Em Caminha, na freguesia de Seixas, uma árvore caiu na Estrada de Fornelo. No local estão quatro viaturas e dois operacionais dos Bombeiros locais. O alerta para a situação foi registado às 13h23.

Queda de árvore também em Viana do Castelo, na União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria. A ocorrência foi registada na Rua dos Canhões com alerta às 13h02. No local estão dois operacionais e uma viatura dos Bombeiros de Viana do Castelo.

Em nenhuma destas situações há, para já, registo de danos ou vítimas.

Recorde-se que, até ao final da tarde, está prevista chuva e vento forte em todo o distrito de Viana do Castelo. De acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o vento poderá soprar com rajadas até 80 quilómetros por hora. Nas terras altas poderá mesmo atingir os 100 quilómetros por hora.

Face a este cenário, e ainda de acordo com a ANPC, são de prever piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água; possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem; inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem; danos em estruturas montadas ou suspensas; e possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte.

Assim, aquela autoridade recomenda a “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas”.

Os condutores devem “adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a formação de lençóis de água nas vias”. Os cidadãos devem também “ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte”.

 

[Fotografia: Arquivo / Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas