PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Alto Minho: Há 20 anos que esta ‘porta’ saúda quem entra e quem deixa o Gerês

7 Maio, 2024 - 15:49

249

0

Data vai ser assinalada numa sessão a ter lugar na Porta Lamas de Mouro, durante a qual será apresentado o projeto “Descubra Melgaço a Palmilhar”.

A Porta do Parque Nacional Peneda – Gerês de Lamas de Mouro (PNPG), em Melgaço, celebra no dia 15 de maio o seu 20º aniversário.

 

A data será assinalada numa sessão a ter lugar na Porta Lamas de Mouro e durante a qual será apresentado o projeto “Descubra Melgaço a Palmilhar”, um programa municipal de caminhadas para o ano de 2024, cuja primeira iniciativa, uma caminhada pelo Trilho Interpretativo de Lamas de Mouro, acontecerá nesse dia.

 

A Porta de Lamas de Mouro, é a primeira das cinco portas de entrada do único Parque Nacional de Portugal.

 

Vocacionada para a receção, recreio e informação dos visitantes do Parque, o seu tema central é o Ordenamento do Território, sendo aqui possível visitar uma exposição, permanente, sobre este tema, onde se promovem as especificidades naturais e culturais do território de Melgaço, com especial incidência para a história, organização e ocupação dos solos em Castro Laboreiro.

 

Com três edifícios e diversos espaços ao ar livre, a Porta de Lamas de Mouro tem uma receção, uma oficina temática, um parque de merendas, balneários e, muito próximo, um parque de campismo, sendo um excelente ponto de partida para sair à descoberta da magnífica área protegida.

 

 

 

[Fotografia: Arquivo: Município Melgaço]

 

 

sessão de comemoração terá início pelas 10h00, no auditório da Porta de Lamas de Mouro.

 

O programa contempla uma retrospetiva dos 20 anos da Porta, apresentação de projetos para este equipamento, da Rede Municipal de Percursos Pedestres e Cicláveis e do projeto “Descubra Melgaço a Palmilhar”.

 

A manhã termina, pelas 12h00, com a realização da primeira caminhada, que será realizada no percurso PR9 MLG “Trilho interpretativo de Lamas de Mouro”.

 

Um percurso circular, com a distância de 4.4km, de dificuldade fácil. Iniciada a caminhada, os participantes atravessarão uma pequena área florestal, durante a qual poderão apreciar a linha de água do rio Mouro.

 

O percurso desenvolve-se em direção à aldeia de Lamas de Mouro, permitindo uma interpretação não só do património natural envolvente, mas também da tradição cultural associada à vida de montanha. Terão ainda a oportunidade de observar o templo religioso, a pitoresca ponte do Porto-Ribeiro, o antigo Relógio de Sol, o Moinho e o Forno Comunitário.

 

Na última etapa do percurso os participantes terão a possibilidade de apreciar uma paisagem onde se destacarão áreas cobertas por vegetação rasteira, tendo a serra da Peneda como pano de fundo.

 

A caminhada, limitada a 30 pessoas, é de participação livre e de inscrição prévia obrigatória, até 12 de maio, através do preenchimento do formulário disponível aqui.

 

Destinada a pessoas com idade igual ou superior a 14 anos, é recomendado que os participantes da atividade disponham de boa condição física e alguma experiência em caminhadas no meio ambiente de montanha. Cumprindo as regras de segurança, educação e convívio, os participantes poderão levar o seu animal de estimação.

 

 

[Fotografia: Google Maps]

Últimas