PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
Viana do Castelo

Alto Minho: Escassez de bilhetes para os U2 deixa dezenas de fãs desiludidos

26 Janeiro, 2018 - 00:49

208

0

Dezenas de fãs dos U2 apanharam esta quinta-feira um verdadeiro ‘balde de água fria’ em Viana do Castelo. Lamentam a escassez de bilhetes disponibilizados pela loja MEO de Viana do […]

Dezenas de fãs dos U2 apanharam esta quinta-feira um verdadeiro ‘balde de água fria’ em Viana do Castelo. Lamentam a escassez de bilhetes disponibilizados pela loja MEO de Viana do Castelo para o concerto da banda na Altice Arena, em Lisboa, no próximo dia 16 de setembro.

Os bilhetes são colocados à venda esta sexta-feira, a partir das 10h00, mas ao cair da noite desta quinta-feira chegou a notícia que muitos não queriam ouvir: a loja só iria disponibilizar 54 bilhetes. “É mau demais! É muito pouco! Estou muito desiludido!”, desabafou João Ferro, de Vila do Conde, aos microfones da Rádio Vale do Minho. Contou-nos que já viu os U2 por duas vezes em Portugal. Colocou-se na fila de espera esta quinta-feira de manhã e a posição em que estava – era o 23º – deu-lhe sempre ânimo para acreditar que iria conseguir os ingressos mágicos. Mas não. O sonho teve de ficar pelo caminho.

À semelhança do resto do país, os fãs utilizam o método das listas na hora de comprar os bilhetes. Vão escrevendo num papel a ordem de chegada de cada um às portas do posto de venda e depois, de quatro ou de duas em duas horas, vão fazendo a respetiva chamada. Quem não comparecer, é ‘riscado’.

A Rádio Vale do Minho acompanhou o evoluir das esperanças de todos estes fãs da banda irlandesa ao longo do dia. “Falava-se em 120 bilhetes para Viana do Castelo, mas agora parece que vêm apenas 100”, anunciou um dos jovens da frente da fila pela hora de almoço. O nervoso aumentava.

 

“Uma charlatada autêntica!”

 

Ao cair da noite, a desilusão. “Cerca de três mil ingressos disponíveis. A culpa é da pré-venda”, noticiava o Sapo24. Tudo ficou ainda pior com a divulgação do número de bilhetes atribuídos a cada loja MEO. Era oficial. Viana do Castelo só iria comercializar 54 bilhetes. Bem menos do que, por exemplo, Aveiro (176), Leiria (146) e Viseu (88 bilhetes). Feitas as contas, entre as 21 lojas MEO que iriam colocar à venda os ingressos, Viana do Castelo esteve entre os postos que menos bilhetes recebeu. No topo, previsivelmente, a loja MEO de Lisboa – no Centro Comercial Dolce Vita Tejo – com 771 bilhetes.

As desistências foram inevitáveis. “No fundo eu já contava com isto. Desta vez o concerto não é num estádio, mas sim num pavilhão com metade da capacidade. Houve mais pontos de venda. Isto já era de prever mas é sempre de lamentar”, disse-nos uma outra fã.

Entre uma lista que já contava mais de três dezenas, apenas os primeiros 13 puderam sorrir de felicidade com a certeza de que o bilhete estava garantido. Já outros, fiéis seguidores de Bono & Cª, sentavam-se nos degraus da entrada da loja com um ar destroçado. Carina Simões, de Vila Praia de Âncora, que também já viu os U2 em Portugal por duas vezes, lamentou um “triste balde de água gelada. Isto é uma charlatada autêntica!”. “É uma grande desilusão após tantas horas à espera e de ter perdido um dia de trabalho”, disse. “Mas a paixão pelos U2 continua. Isso sem dúvida!”, garantiu.

O ambiente ficou de tal modo pesado que primeiros da fila mostraram-se desde logo solidários com a tristeza de quem se se via obrigado a desistir. “É uma pena! Estamos todos por uma causa e é sempre complicado. Nestas horas uns ficam mais sorridentes e outros mais tristes”, disse Pedro Fonseca – o primeiro da fila, ‘de plantão’ desde a madrugada da passada quarta-feira. “Esta discrepância no número de bilhetes atribuídos só mostra o que são as ‘organizações’ em Portugal”, atirou Paulo Laranjeira, segundo na lista.

Recorde-se que para os subscritores do site U2.com, estava reservada a primeira pré-venda dos bilhetes. A segunda era para os fãs que adquiriram o álbum Songs of Experience na pré-venda, antes de 30 de novembro de 2017, e que, além do espetáculo em Lisboa, tinham também direito à venda antecipada para os espetáculos do Reino Unido, França, Espanha, Dinamarca, Itália, Irlanda e Holanda. Estes fãs receberam um código único que dava acesso a esta segunda pré-venda, que decorreu entre 22 de janeiro, às 09h00, e o dia 24 de janeiro, às 17h00. A maior parte dos bilhetes foram escoados em pré-venda, o que significa que para venda em loja sobraram 2.923 entradas.

Estes bilhetes serão exclusivamente vendidos em 21 lojas MEO selecionadas. Cada pessoa poderá adquirir no máximo quatro ingressos.

 

Foi no Alto Minho que Portugal viu os U2 pela primeira vez

 

Foi a 3 de Agosto de 1982. Eram um quarteto de jovens rapazes. Rebeldes. Cheios de energia. Todos na casa dos 20 anos. Vieram da Irlanda até ao Alto Minho para atuar num festival que atraiu nesse ano milhares de pessoas: Vilar de Mouros. “Foi uma aposta minha. Aconselhei-me com várias pessoas, porque procurava uma banda internacional boa e barata. Dei a indicação para serem contratados pela Câmara de Caminha e foi um sucesso total”, contou o maestro Victorino de Almeida por alturas dos 30º aniversário daquele Festival.

A banda chamava-se U2 e ainda hoje é a grande referência dos festivais de Vilar de Mouros. Para assistir aos concertos daquele dia, o público pagou 400 escudos, enquanto que a “assinatura” para todos os espetáculos ficava por 1.300 escudos.

 

A desilusão tomou conta de vários fãs dos U2 na loja MEO de Viana do Castelo. Apenas 54 bilhetes disponíveis.

Últimas