PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Eurocidade Valença/Tui

Valença/Tui: Alfa Pendular esperado na ponte até final do próximo ano

26 Março, 2018 - 05:13

878

0

Valença espera que o comboio Alfa Pendular atravesse pela primeira vez a ponte internacional Valença/Tui até ao final do próximo ano. A vontade foi manifestada este domingo, à Rádio Vale […]

Valença espera que o comboio Alfa Pendular atravesse pela primeira vez a ponte internacional Valença/Tui até ao final do próximo ano. A vontade foi manifestada este domingo, à Rádio Vale do Minho, pelo vereador José Monte durante as cerimónias dos 132 anos daquela estrutura. A caminho do século e meio, a travessia permanece de boa saúde e tornou-se um símbolo da ligação entre as duas cidades. “Como sempre tenho dito, esta ponte une cada vez mais os valencianos e os tudenses. Une o norte de Portugal e a Galiza. São 132 anos não de uma fronteira mas e uma união que queremos que seja cada vez mais firme e mais assente na cooperação transfronteiriça”, disse o autarca.

José Monte fez ainda questão de realçar a unicidade da ponte. “A estrutura e a maneira como ela foi concebida… pode ser usada como meio de transporte pedonal, rodoviário e ferroviário”, continuou o vereador. “Estamos a trabalhar junto das entidades competentes. Se os prazos forem cumpridos, dentro de um ano teremos aqui a passagem do Alfa”, previu.

 

 

Do lado galego, o alacalde de Tui falou de “uma ponte cada vez mais antiga mas que simboliza uma amizade que é também cada vez mais antiga”. Aos microfones da Rádio Vale do Minho, Carlos Padín apontou “um dos principais símbolos da Eurocidade Valença/Tui com uma beleza arquitetónica singular”.

 

 

A Ponte Internacional Valença/Tui começou a ser construída a 15 de novembro de 1882. Foi projectada pelo arquitecto espanhol Pelayo Mancebo, tendo os custos de construção sido divididos entre os governos Português e Espanhol. A obra foi dada como concluída a 10 de outubro de 1884 mas a ponte só seria inaugurada quase dois anos mais tarde. Foi a 25 de março de 1886 que esta emblemática travessia abriu as portas ao público pela primeira vez.

Na atualidade, a ponte mantém praticamente o traçado original. É composta por uma superstrutura em viga metálica, de treliça de rótula múltipla, com cinco tramos contínuos. Com 318 metros de comprimento, cruza o rio Minho, tendo dois tabuleiros, um superior para a via férrea, e um inferior para uso rodoviário. É propriedade conjunta das empresas Rede Ferroviária Nacional, Infraestruturas de Portugal e Dirección General de Carreteras.

 

Veja as fotos da festa dos 132 anos da Ponte Internacional Valença/Tui:

 

Últimas