A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – APPACDM vai ter em breve dois espaços requalificados, em Valença.
Um é a reconversão de um antigo refeitório escolar em lar residencial. O outro e a remodelação do antigo Centro de Atividades Ocupacionais (CAO).
A empreitada de reconversão desenvolve-se no antigo Bloco C da Escola EB 2/3,S do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho [na foto superior], onde estava instalado o refeitório escolar, e que passará a ser um lar residencial.
A obra foi lançada esta segunda-feira a concurso público, por mais de 630 mil euros.
Este novo lar terá capacidade para acolher 20 utentes e pretende “suprir situações de negligência familiar resultantes da ausência de retaguarda adequada”.
Em fase de conclusão está, também, a remodelação do antigo Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), que passou a designar-se Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), num investimento de aproximadamente 300 mil euros, financiado pelo Norte 2020.
[Fotografia: Município Valença]
Para José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara Municipal de Valença, “o Município tem um papel fundamental, enquanto agente público, na promoção e implementação de políticas de inclusão. O que passa, desde logo, por assegurar que as instituições de solidariedade social disponham dos meios adequados para a realização da sua atividade, contribuindo para o bem-estar de cada utente”.
Comentários: 0
0
0