PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Descoberto cemitério medieval no interior da Fortaleza

21 Janeiro, 2020 - 09:42

585

0

PUB Um grupo de arqueólogos da Universidade do Minho descobriu um cemitério medieval no centro histórico de Valença. Segundo notícia avançada pelo jornal O Minho, são cerca de 30 sepulturas […]

PUB

Um grupo de arqueólogos da Universidade do Minho descobriu um cemitério medieval no centro histórico de Valença. Segundo notícia avançada pelo jornal O Minho, são cerca de 30 sepulturas localizadas naquilo que poderá ter sido uma necrópole da população residente no centro histórico daquela cidade raiana.

De acordo com os especialistas, as sepulturas datam do período compreendido entre o século XIII (finais da idade média) e século XVII (inícios da idade moderna). “O espaço seria local de enterramento para a população local”, disse a O Minho Alexandrina Amorim, mestre em Antropologia Biológica e elemento da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho (UAUM).

Desde 2004 que a equipa da UAUM tem assegurado a intervenção arqueológica na Fortaleza de Valença, no âmbito do Projeto de Requalificação Urbana do Centro Histórico de Valença.

A 3.ª e última fase de execução do projeto foi concluída entre novembro e dezembro, tendo-se realizado sondagens prévias e o acompanhamento arqueológico permanente da obra de restauro da Fortaleza, destacando-se os trabalhos de escavação de parte da necrópole associada à igreja de Santo Estêvão.

Segundo Alexandrina Amorim, os ossos “estão mais ou menos preservados”. “Antigamente, o local era uma rua onde passavam carros, gerando um impacto negativo”, explicou àquele órgão de informação. “A ideia, daqui para a frente, é fazer a limpeza das ossadas e realizar estudos para apurar vários aspectos”, avança.

 

[Fotografia: Boletim de Arqueologia da UAUM]

 

PUB

 

 

 

 

Últimas