PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Roubo de anhos causa alarme entre criadores de gado. GNR confirma casos "invulgares". Vessadas quer mais vigilância das autoridades

30 Junho, 2011 - 09:19

143

0

Alguns agricultores e criadores de gado do concelho de Paredes de Coura estão preocupados com os recentes roubos de anhos, registados só na última semana.

Alguns agricultores e criadores de gado do concelho de Paredes de Coura estão preocupados com os recentes roubos de anhos, registados só na última semana.
Fonte da GNR distrital confirmou à RVM um aumento "exponencial" deste tipo de casos, e que tem motivado a apresentação de algumas queixas por parte dos lesados. Acrescentou ainda que é um tipo de crime comum nos concelhos mais do interior do distrito, mas de um modo esporádico e não com esta dimensão.
Contactada, a Vessadas Associação para o Desenvolvimento Rural das Terras de Coura – diz já ter conhecimento desta situação, que justifica com a actual crise económica. Manuel Meneses explica que, do feedeback que tem mantido com alguns associados afectados, os larápios são muito "selectivos", levando apenas as crias mais pequenas. O responsável pela Vessadas dá ainda conta que este tipo de assaltos decorre durante a madrugada a estábulos mais isolados.

As freguesias mais afectadas situam-se junto à sede do concelho. Sem qualquer tipo de acção directa na resolução deste tipo de casos, a Vessadas já alertou as autoridades para a necessidade de um reforço da vigilância nocturna. Manuel Meneses explica que a GNR tem de mudar o modus operandi, sobretudo com a mesma viatura, "facilmente identificável pelos larápios". "É preciso um patrulhamento mais à civil, para que os agentes não sejam identificados", acrescenta.

Cerca de meia centena de anhos foram roubados, só na última semana, nalgumas freguesias limites da vila de Paredes de Coura. Um tipo de roubo que a GNR confirma ter registado um aumento, e que está a proceder à investigação. Os criadores de gado estão alarmados, e a Vessadas apela a um reforço da vigilância.

Últimas