PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Vale do Minho

Rio Minho: Apanha da lampreia nas pesqueiras abre oficialmente a partir de sábado

13 Fevereiro, 2020 - 17:07

642

0

PUB Abre no próximo sábado, dia 15 de fevereiro, a época da apanha da lampreia na zona das pesqueiras, construções de pedra nas margens do rio Minho. Vai prolongar-se até […]

PUB

Abre no próximo sábado, dia 15 de fevereiro, a época da apanha da lampreia na zona das pesqueiras, construções de pedra nas margens do rio Minho. Vai prolongar-se até meados de abril. Neste período, centenas de pescadores entre Lapela, em Monção, e o concelho de Melgaço, juntam-se naqueles pontos para conseguir este afamado ciclóstomo.

Recorde-se que o uso do colete de salvação é obrigatório. A medida entrou em vigor desde o ano passado. Foi aprovada na sequência de dois acidentes mortais naquele rio, envolvendo aquelas estruturas onde são colocadas as redes para a captura da lampreia. 

De acordo com dados recentes do Porto de Caminha, estão registadas no lado português do rio Minho 660 pesqueiras, sendo 130 estão ativas, sendo que não é permitida a criação de novas estruturas.

Em Portugal existem várias espécies de lampreias. A lampreia do rio Minho está entre as mais apreciadas. No entanto, este ciclóstomo é um migrador anádromo: vive no mar e reproduz-se nos rios. A distribuição no oceano Atlântico estende-se da América do Norte ao Sul da Europa, ocorrendo ainda no Leste do mar Mediterrâneo. Cada fêmea gera milhares de ovos pequenos. As famosas ovas de lampreia, também muito apreciadas.

No Vale do Minho, a época de degustação da lampreia arrancou em janeiro e prolonga-se até meados de abril. Dezenas de restaurantes de Caminha, Melgaço, Monção, Valença, Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira vão servir este prato, numa altura em que o fluxo de visitantes aumenta, sobretudo na restauração.

PUB

Últimas