Chama-se Bairro do Amor-CouraMe 5.0. Trata-se de uma autêntica revolução digital que se avizinha para o comércio e serviços de Paredes de Coura.
O projeto foi apresentado esta segunda-feira, na Elevadora-Centro de Capacitação Empresarial daquele concelho.
De acordo com o Município, resulta da candidatura ao programa “Bairros Comerciais Digitais”, no âmbito do PRR-Plano de Recuperação e Resiliência.
“É mais um passo na digitalização que se traduzirá numa clara vantagem ao nível da competitividade, alavancando o crescimento da economia local”, considera a autarquia.
Liderado pelo Município e tendo como copromotor a ADL-Associação para a Promoção da Cultura e do Desenvolvimento Económico das Terras de Coyra (LANDRA), este consórcio CouraMe5.0 identifica como principal objetivo o “aumento da resiliência e competitividade do comércio e serviços de proximidade de Paredes de Coura, criando um ecossistema territorial diferenciador, que permita alavancar o crescimento económico local, sustentado na adoção de tecnologias emergentes, no respeito por princípios de sustentabilidade, bem-estar social e coesão territorial”.
[Fotografia: cortesia Elevadora à Rádio Vale do Minho]
O que vai acontecer?
No plano digital, refere a autarquia local, está prevista a criação de um marketplace, website e uma app [para telemóveis], onde todo o comércio e serviços deste Bairro poderão estar presentes.
Associadas a estas ferramentas, existirão ainda plataformas de apoio aos comerciantes aderentes, com a disponibilização de dados de consumo.
O reforço da conetividade wi-fi permitirá o acesso a internet gratuita em todo o Bairro.
Serão também instalados centros de informação digital, como mupis e ecrãs de alto brilho.
[Fotografia: cortesia Elevadora à Rádio Vale do Minho]
Fora do domínio digital, o mobiliário urbano inteligente será uma também aposta, com bancos e papeleiras autossuficientes.
O sistema de slots de entregas digital trará também inovação ao Bairro, permitindo a entrega de encomendas através de cacifos acedidos com códigos enviados por mensagem.
A monitorização e sustentabilidade ambiental estarão presentes, com a instalação de um sensor que permitirá a análise de parâmetros relativos à qualidade do ar.
A Associação Empresarial de Paredes de Coura-AEPCoura, a Associação para a Divulgação da Ciência e Promoção do Desenvolvimento Intelectual-Cientificamente e a Escola Profissional do Alto Minho Interior- EPRAMI são outros parceiros deste projeto.
Comentários: 0
0
0