PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

País: Vai ser assim o novo Cartão de Cidadão (validade vai ser maior e pode tornar-se título de transporte)

15 Março, 2024 - 15:15

738

0

Começa a ser emitido no próximo dia 10 de junho.

Foi apresentado esta sexta-feira o novo Cartão de Cidadão.

 

O documento, segundo o SapoTek, começa a ser emitido a 10 de junho deste ano e que tem funcionalidades de segurança adicionais, físicas e eletrónica, com acesso contactless.

 

Há mudanças no design, nas funcionalidades, mas também na duração do documento, que passa a ter uma validade de 10 anos.

 

O novo Cartão vai substituir progressivamente os documentos que estejam caducados, ou que percam a validade depois de 10 de junho deste ano.

 

O design é inspirado na calçada portuguesa e há elementos de segurança física e eletrónica que seguem as novas normas do regulamento europeu com a integração de um chip que pode ser lido sem contacto, o que deverá facilitar o acesso a dados nos serviços públicos e privados, dispensando o leitor de cartões que era até agora necessário.

 

A fotografia no Cartão de Cidadão é agora também maior e o chip passa a ser visível só na traseira do documento, duas das principais alterações gráficas, para além do design de base que usa padrões do empedrado da calçada portuguesa, como o Mar largo.

 

Na estrutura do novo Cartão há sete camadas de policarbonato com informação, e componentes de segurança, como o chip de contacto, uma camada transparente e antenas com um chip contactless, uma camada com holograma estampado na parte da frente e uma camada de impressão no verso.

 

Há elementos impressos que só são visíveis com luz violeta, uma janela transparente que usa um material inovador que varia de côr consoante o fundo,  e dados impressos a laser no interior do cartão para maior proteção da informação.

 

Segundo a informação partilhada, este é também um documento de viagem, com a utilização de dois chips, um dos quais é o mesmo que existe na capa do passaporte.

 

A ideia é que, no futuro, o Cartão de Cidadão possa ser utilizado como título de transporte para viajar nos transportes públicos de todo o país, ou a ser associado a entradas para espetáculos e bilhetes eletrónicos.

 

Desde 2007 somam-se mais de 34,8 milhões de Cartões de Cidadão emitidos em Portugal e no estrangeiro.

 

 

 

[Fotografia: DR/Via SapoTek]

Últimas