PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques

País: Proibido consumir álcool na via pública e ajuntamentos passam ao limite de 20 pessoas

26 Junho, 2020 - 06:10

272

0

PUB Portugal vai passar do Estado de Calamidade para o Estado de Alerta no próximo dia 1 de julho. Um nível que, assegurou o primeiro-ministro, irá manter-se até final da […]

PUB

Portugal vai passar do Estado de Calamidade para o Estado de Alerta no próximo dia 1 de julho. Um nível que, assegurou o primeiro-ministro, irá manter-se até final da pandemia.

Desde logo, António Costa deixou claro que isto “não significa retomar a normalidade pré-COVID”. Haverá novas medidas para a generalidade do país, à exceção da região de Lisboa, que continuará em Estado de Calamidade.

Entre as normas que irão entrar em vigor está o confinamento obrigatório para doentes e pessoas em vigilância ativa. Vão manter-se – para todos – as regras do distanciamento físico, uso de máscara, lotação, horários e higienização.

Os ajuntamentos passam a estar limitados a 20 pessoas. É totalmente proibido o consumo de álcool na via pública.

No entanto, conforme avisou também o Chefe de Governo, esta será uma fase em que se destaca um novo regime de coimas que poderão ser aplicadas aos infratores.

“Vamos criar um regime de contra-ordenações que implica que as forças de segurança podem agora sancionar quem não cumpra as regras com multas entre 100 a 500 euros para indivíduos e entre mil e 5 mil euros para pessoas colectivas”, explicou António Costa.

Recorde-se que é para o dia 1 de julho que está também prevista a reabertura das fronteiras de Portugal com Espanha. Nesta altura, existem no Vale do Minho apenas quatro pontos de passagem somente para mercadorias e trabalhadores transfronteiriços: Valença/Tui; Monção/Salvaterra de Miño; Vila Nova de Cerveira/Tomiño e Melgaço/Arbo.

controlo das fronteiras terrestres com Espanha está a ser feito desde as 23h00 do dia 16 de março devido à pandemia da COVID-19. 

 

[Fotografia: Arquivo / SIC Notícias]

 

PUB

Últimas