PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

País: Amanhã à noite olhe para o céu – Há uma ‘Lua Azul’ para ver

29 Agosto, 2023 - 12:08

1468

0

Astronomia.

Esta quarta-feira há uma superlua para ver nos céus de todo o País.

 

Chama-se Lua Azul é é considerada a maior e mais brilhante deste ano. Estará a 357.344 km de distância da Terra, e por isso parecerá ter mais “área” do que a média.

 

No chamado perigeu, uma superlua pode chegar a parecer 7% maior devido à proximidade com a Terra e 15% mais brilhante, pois reflete mais luz solar, se comparada com uma lua cheia comum.

Em Portugal a Superlua Azul vai atingir o seu pico na madrugada de 31 de agosto, quinta-feira, por volta das 02h30 de Lisboa, mas poderá começar a ser vista a enfeitar o céu desde o final do dia 30 de agosto.

 

 

Porque é que lhe chamam Lua Azul?

Explica o portal Pplware que, segundo a NASA, em 1883, um vulcão indonésio chamado Krakatoa produziu uma erupção tão grande que os cientistas a compararam a uma bomba nuclear de 100 megatoneladas. As cinzas da explosão do Krakatoa subiram tão alto na atmosfera quanto 80 quilómetros.

 

Muitas dessas partículas de cinzas podem ter cerca de 1 mícron de tamanho, o que poderia espalhar luz vermelha e agir como um filtro azul, fazendo com que a Lua pareça azul.

 

Geralmente, as Luas Azuis ocorrem a cada 2 a 3 anos. A nossa última Lua Azul foi em 31 de outubro de 2020.

 

Portanto, não veremos outra Lua Azul até agosto de 2026.

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas