[atualizada 18h21 – com situações em Monção]
Há várias zonas de Valença, Melgaço e Monção sem sinal de Televisão Digital Terrestre (TDT) há 24 horas.
Em Valença, por exemplo, a freguesia de Fontoura começa a perder a paciência.
“Como é de conhecimento geral a televisão TDT, não está a funcionar desde o final do dia de ontem [quarta-feira]. Já foi apresentada uma reclamação. Pelo que sabemos até ao momento existe uma avaria técnica no emissor de Valença (Monte do Faro), onde já estarão as equipas técnicas a resolver. Contudo, não foi avançada qualquer previsão para a normalização da emissão”, disse a Junta de Freguesia à Rádio Vale do Minho que considera a situação “inadmissível”.
Sabe também a Rádio Vale do Minho que, em Melgaço, há também várias zonas sem sinal TDT. As freguesias de Vila e Roussas estão entre os casos. Confirmadas também situações em Monção.
A TDT foi lançada no dia 29 de abril de 2009 e surgiu como uma resposta para a necessidade da população ter acesso a vários canais da televisão portuguesa de forma gratuita, sem a necessidade de estarem dependentes do contrato com uma das operadoras de telecomunicações do país.
Na altura do lançamento, o sistema foi útil para muitas pessoas do nosso país e, aos poucos, foi também recebendo mais alguns canais de forma a diversificar a oferta televisiva. Neste momento estão disponíveis os seguintes canais: RTP 1, RTP 2, SIC, TVI, RTP Açores/RTP Madeira, ARTV, RTP 3 e RTP Memória.
É no mínimo vergonhoso que queiramos implementar tecnologia avançada e não funcione . Deixavam estar como estava que estava muito bem havia sinal terrestre na maioria das zonas e principalmente nas atuais sombras. Para maior cúmulo continuamos a ser depe dentes de uma tv paga e também sem qualidade na maioria dos casos sem funcionar. Para finalizar temos também uma rede móvel que não vai ao encontro das nessecidades dos contribuintes. Com falhas e sem qualidade . Gostava de perguntar qual o papel da anacom nestes casos e quais os responsáveis pela situação.
Já lá vai o tempo em que havia técnicos disponíveis noite e dia sem descanso.
Muitos foram dispensados por gente que não percebe nada de nada.