PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Paredes de Coura

P. Coura: Ligação à A3 “é a justiça que o País faz com o concelho”

17 Junho, 2020 - 08:55

234

0

PUB “Fomo-nos habituando, durante décadas, a ver o investimento a ser feito nos mesmos sítios. E fomos deixando para depois um conjunto de concelhos que foram ficando à espera da […]

PUB

“Fomo-nos habituando, durante décadas, a ver o investimento a ser feito nos mesmos sítios. E fomos deixando para depois um conjunto de concelhos que foram ficando à espera da justiça do País para com o território. Paredes de Coura ganhou um direito à estrada!”.

De forma taxativa, o Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, não poupou elogios ao histórico do concelho nos últimos anos. O governante falava na cerimónia do Auto de Consignação da ligação entre o Parque Industrial de Formariz e a A3.

“Mesmo com as adversidades que outros concelhos não têm, conseguiu captar investimento. Esta estrada é a justiça que o País faz com Paredes de Coura! Não é um favor que é feito a Paredes de Coura!”, exclamou. “Isto vai ajudar a potenciar ainda mais o desenvolvimento a que já estávamos a assistir. Mais indústria, mais atividade económica”.

O acesso rodoviário era reclamado há décadas. Terá 8,8 quilómetros de extensão, para ligar o parque empresarial de Formariz, em Paredes de Coura, à A3, (nó de Sapardos – Vila Nova de Cerveira), no distrito de Viana do Castelo. O investimento será de cerca de nove milhões de euros. O dia 8 de dezembro de 2021 é a data apontada para a conclusão da obra.

 

Vítor Paulo Pereira: “Dia memorável para as gentes de Paredes de Coura”

 

Este “é um dia memorável para as gentes de Paredes de Coura que sentem que a justiça foi feita a quem muito trabalha e investe em Paredes de Coura”. Visivelmente satisfeito, o presidente da Câmara Municipal, Vítor Paulo Pereira considera que “este novo acesso será uma nova porta para o futuro de Coura”.

“De facto, esta nova ligação será determinante no aumento da competitividade do interior do Alto Minho, pois vai permitir a fixação de novas empresas e a criação de postos de trabalho”, sublinhou. “Graças ao nosso esforço e à vantagem competitiva do novo acesso preparamos a instalação de duas novas indústrias no parque empresarial de Formariz e uma delas será estratégica para o nosso país”.

A zona empresarial de Formariz, refira-se, emprega atualmente 1.400 trabalhadores em 35 empresas, que representam 198 milhões euros de volume de negócios, 151 milhões dos quais em exportações.

“Este é um sonho de todo um concelho. Um sonho do antigo presidente [António Pereira Júnior], um sonho da gente de Paredes de Coura, um sonho dos empresários de Paredes de Coura que, mesmo em situações adversas, tiveram sempre a coragem de investir em Paredes de Coura”, prosseguiu. “É também um sonho dos trabalhadores de Paredes de Coura que com esta obra terão mais oportunidades de trabalho e melhores oportunidades de trabalho”.

E finalizou com um compromisso. “O futuro não é o que tememos. É o que ousamos. Estamos dispostos a perder o equilíbrio e procuraremos todos os dias fazer coisas que nos assustam para o bem do nosso concelho e para o bem do país”, concluiu.

A nova via permitirá o escoamento rápido da Estrada Nacional (EN) 303, atualmente, com um tráfego diário de 2.761 veículos, 10% de pesados.

Inclui a construção de dois pontões, sobre a Ribeira de Sapardos e sobre a Ribeira de Borzendes, de duas passagens agrícolas, duas passagens inferiores e uma passagem superior para peões. A construção desta ligação faz parte do Programa de Valorização das Áreas Empresariais lançado pelo Governo, em fevereiro de 2017.

 

[Fotografia: Pedro Nuno Santos / DR]

 

PUB

Últimas