PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção vai ter (pela primeira vez) um Congresso Municipal da Infância e da Juventude

2 Abril, 2024 - 18:20

1

0

Conta com a presença de profissionais de referência nacional.

Monção vai realizar, pela primeira vez, um Congresso Municipal da Infância e da Juventude.

 

O evento está marcado para o próximo sábado, dia 6 de abril. Vai ter lugar no Cine Teatro João Verde.

 

“A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento, cuja prevalência tem vindo a aumentar no nosso país e concelho, caraterizando-se, genericamente, por dificuldades na comunicação e interação social”, aponta o Município.

 

O encontro vai debruçar-se sobre diferentes aspetos desta temática.

 

Conta com a presença de profissionais de referência nacional, nas suas áreas de ação, aportando um conjunto de conhecimentos clínicos, educacionais e sociais associados à PEA.

 

A sessão de abertura, marcada para as 9h15, conta com o Presidente da Câmara Municipal, António Barbosa. O encerramento estará a cargo da Vereadora da Educação, Daniela Fernandes.

 

Na I Mesa Redonda: “Desafios da (Neuro)diversidade na Perturbação do Espetro do Autismo”, com moderação de Sandra Reis, Enfermeira, participará Pedro Caldeira da Silva, Pedopsiquiatra, com apresentação da conferência “Que espectro é este? Pontos comuns e diversos no Autismo”, Beatriz Coelho, Psicóloga, cuja intervenção visa “Compreender a Perturbação do Espectro do Autismo” e João Canossa Dias, Terapeuta da Fala, que abordará “Competência Social: fonte de bem-estar pessoal, através da inclusão social”.

 

Com moderação de Francisco Alves, Professor, a II Mesa Redonda, denominada “Desafios no percurso escolar e na integração profissional”, conta com as seguintes intervenções: “Os desafios que se colocam à escola na inclusão de crianças e alunos/as com PEA”, de Joaquim Meira, Professor Aposentado de Educação Especial, e “Na construção do emprego + inclusivo”, de Sylvie Vilas-Boas, Diretora-Adjunta do Centro de Emprego do Alto Minho.

 

 

[Fotografia: Arquivo/DR]

Últimas